Governo do Pará flexibiliza restrições e muda bandeiramento no Baixo Amazonas e em outras 5 regiões do estado

As novas determinações irão constar no decreto estadual que será publicado nesta sexta-feira (14).

Por Pablo Vastei em 14/05/2021 às 07:04:50

O governo do Pará anunciou, nesta quinta-feira (13), mudanças na classificação de risco de contágio da Covid-19 em regiões do Pará. São elas: Regiões Metropolitana de Belém, Marajó Oriental, Nordeste, Baixo Amazonas, Tapajós e Baixo Tocantins.

A decisão foi tomada durante reunião do Governo do Estado com o Comitê Técnico e Científico nesta quinta-feira em Belém.

As Regiões Nordeste, Marajó Oriental, Baixo Amazonas, Baixo Tocantins, Tapajós e Metropolitana de Belém saem da bandeira laranja e passam para a amarela, de risco intermediário. Já as regiões de Carajás, Araguaia, Xingu e Marajó Ocidental continuam na classificação laranja, de risco médio.

Segundo o governo, a decisão foi tomada após reunião com comitê científico, liderado pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), a partir do resultado de análises da capacidade do sistema de saúde. As novas determinações irão constar no decreto estadual 800/2020, que será publicado com alterações nesta sexta-feira (13).

Segundo o governo, com o levantamento apresentado pelo Comitê, em todo o Pará, o percentual de ocupação de leitos clínicos exclusivos para o tratamento da Covid-19, neste momento, é de 42,1% e o de UTI é de 67%. No último dia 06 de maio, as mesmas taxas estavam em 43,1% e 69,6%, respectivamente, representando queda nas demandas de procura por leitos no Estado e na pressão do sistema de saúde.

Os dados informados também demonstraram índices menores na Região Metropolitana de Belém, onde a taxa de ocupação de leitos clínicos está em 41,9% e a de UTI em 58,2%.  

Bandeira Amarela: Para as regiões classificadas com a bandeira amarela, as principais regras são:

·         Academias e salões de beleza podem funcionar sem agendamento prévio;

·         Eventos privados podem ter até 200 pessoas;

·         Bares e restaurantes podem funcionar até 1h, com lotação máxima de 50% da capacidade e sem limitação de horário para venda de bebidas alcoólicas ou quantidade de músicos.

·         Boates, casas noturnas, casas de shows e estabelecimentos similares, além de shows e festas abertas ao público, permanecem proibidos.

Bandeira Laranja: Para as regiões com classificação laranja, as principais medidas são:

·         Praias e balneários podem reabrir

·         Comércio pode funcionar sem restrição de horário

·         Casa de show e boates não podem funcionar

Santarém (Baixo Amazonas)

O Comitê de Gestão de Crise para Enfrentamento da Pandemia de Covid-19 em Santarém, no Oeste do Pará, deve se reunir nesta sexta-feira (14) para falar sobre essas novas alterações anunciadas pelo Governo do Estado.

Veja o último boletim da Semsa divulgado

Envie denúncias, informações, vídeos e imagens para o Whatsapp
(93) 99243-5314 ou clique aqui e fale conosco

Você pode entrar em contato também pelo e-mail: [email protected]

 

PLAY
PLAY 2

Comentários

DOE SANGUE