Uma ação de testagem em massa da população para a covid-19 será realizada em Santarém. Os testes rápidos estarão disponíveis em sete pontos nos dias 26 a 30 de janeiro, a população pode comparecer nos pontos de testagem nos horários das 8h às 18h.
Para pessoas sem síndromes gripais os pontos são: os ginásios das escolas municipais Maria Amália (Mapiri), Padre Manoel Albuquerque (Santíssimo), Joaquim Cavalcante (Santo André) e Escola Borari (Alter do Chão).
Já para os pacientes com sintomas de síndromes gripais, estarão disponíveis atendimentos e testagem nas Unidades Descentralizadas de Saúde (USD): Nova República, Santarezinho e Casinha do Papai Noel.
“Estamos disponibilizando estes pontos para que vocês possam fazer o teste, independentemente de ter os sintomas gripais ou não. Quem tiver interesse vai ter a oportunidade de fazer a testagem até domingo. Vamos juntos testar e vacinar, cuidando do nosso povo nesse enfrentamento da pandemia de covid-19”, destacou o Prefeito Nélio Aguiar.
A ação faz parte da estratégia montada para conter o avanço da covid-19 em todas as regiões do estado. O objetivo é ofertar o teste por antígeno, com resultado em até 15 minutos. Esta técnica de testagem consiste no reconhecimento do antígeno (uma parte da estrutura do vírus) em amostras coletadas por swab de nasofaringe.
“Ao todo serão 7 pontos espalhados pela cidade com o objetivo de dar mais oportunidade para que a população faça o teste e que assim tenhamos um controle mais efetivo sobre os novos casos registrados e que essas pessoas positivadas possam ter acesso ao atendimento adequado”, informou Vânia Portela, Secretária de Saúde da Santarém.
Os insumos para o mutirão de testagem começaram a ser enviados pela Sespa na segunda-feira (24). A meta é examinar cerca de 20 mil pessoas até o próximo domingo, 30 de janeiro nos mais de 65 municípios que vão participar da campanha.