O governador do Pará, Helder Barbalho, anunciou na noite desta terça-feira (21), que foi decretado situação de emergência no município de Oriximiná, oeste do estado, por conta das fortes chuvas que tem caíram nos município nos últimos dias e do agravamento da situação. O prazo do decreto é de 180 dias.
Acabamos de decretar "situação de emergência" em Oriximiná, por conta das chuvas intensas e do agravamento da situação. O prazo do decreto é de 180 dias. +
— Helder Barbalho (@helderbarbalho) February 22, 2023
Segundo o governador, os trabalhos das Forças de Segurança do Estado e outros secretarias, em parceria com a prefeitura do município, deve continuar para minimizar os impactos causados pelas fortes chuvas.
De acordo relatório da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, os bairros Novo Horizonte e São Lazaro, estão sendo fortemente impactados pelos efeitos das intensas precipitações pluviométricas, que estão causando o agravamento de grandes erosões resultando em danos materiais e prejuízos econômicos, sociais e de trafegabilidade.
Segundo a Defesa Civil Municipal, entre os dias 16 e 20 de fevereiro, choveu no município o equivalente a 189.40 milímetros, volume considerado a cima da média para os parâmetros anteriores. Deixando em alerta os órgãos de segurança.
A comitiva do governo visitou nesta terça-feira os três pontos considerados críticos até o momento no município. A força-tarefa, integrada por órgãos que compõem a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) e a Secretaria Regional de Governo, realizou o mapeamento das áreas atingidas, o número de vítimas e o impacto estrutural no município.
Estamos nas Redes Sociais! Siga o Portal do Tapajós e fique atualizado com as notícias de Santarém e região. Twitter, Facebook e Instagram