Operação "Curupira" completa dois meses de combate ao desmatamento e ilícitos ambientais no PA

Com a presença de mais de 150 agentes de segurança pública e fiscalização, operação resulta em prisões, apreensões e embargo de áreas.

Por Pablo Vastei em 26/04/2023 às 08:00:59

Foto: Reprodução/Agência Pará

A Operação "Curupira" completou dois meses com resultados positivos no combate aos ilícitos ambientais na região Oeste do Pará. A base fixa de Uruará, a segunda implementada no âmbito da operação, tem ênfase no combate ao desmatamento e já realizou prisões, apreensões e embargou áreas.

A operação é articulada pelas secretarias de Estado de Segurança Pública e Defesa Social e de Meio Ambiente e Sustentabilidade, juntamente com os demais órgãos do Sistema de Segurança Pública e de fiscalização. O objetivo é fortalecer a presença do governo estadual em regiões identificadas com degradação ambiental.

Em dois meses, a base fixa de Uruará, com 23 agentes, registrou a prisão de duas pessoas em flagrante, apreensão de 2.789 metros cúbicos de madeira ilegal, embargo de 1.028 hectares e apreensão de armas de fogo, munições, caminhões e combustível. Foram inutilizados 11 maquinários e equipamentos de escavação.

A Operação “Curupira” se instalou em São Félix do Xingu, na região Sudeste, com a primeira base fixa, seguida pelas unidades de Uruará e Novo Progresso, ambas no Oeste. Juntas, as bases consolidam a presença do Estado nessas regiões, com a participação de mais de 150 agentes de segurança pública e demais servidores estaduais.

A operação conta com a participação das polícias Militar, Civil e Científica; Corpo de Bombeiros Militar; secretarias de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade e de Administração Penitenciária; e Grupamento Aéreo de Segurança Pública. O secretário adjunto de Gestão Operacional da Segup destacou que o trabalho não tem data para terminar, sendo uma preocupação constante da gestão.

 

Estamos nas Redes Sociais! Siga o Portal do Tapajós e fique atualizado com as notícias de Santarém e região. Twitter, Facebook e Instagram

Comunicar erro
PLAY
PLAY 2

ComentĂĄrios

DOE SANGUE