A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) estão promovendo um evento na terça-feira (23), para celebrar o Dia Mundial da Tartaruga. O evento é aberto ao público e à comunidade acadêmica e será realizado a partir das 10 horas no auditório da Unidade Tapajós, Campus de Santarém.
Na ocasião, será realizada uma mesa-redonda sobre os impactos de grandes empreendimentos nos quelônios amazônicos, com uma série de palestras cujos temas estão relacionados ao meio ambiente. Os palestrantes são da Ufopa, do Ministério Público Federal, da Rede Fauna e da Universidade Federal do Amapá. A organização do evento é do Programa de Pós-Graduação Doutorado em Sociedade Natureza e Desenvolvimento (PPGSND), vinculado ao Instituto de Biodiversidade e Florestas (Ibef) da Ufopa.
À tarde, a partir das 14h30, serão entregues os prêmios do concurso de desenho e poesia com o tema "Quelônios: ambientes em que vivem". Em seguida, o Ibama de Santarém apresentará os resultados do Programa Quelônios da Amazônia, referentes às temporadas de 2022 e 2023, bem como o programa de voluntariado.