A Polícia Federal deflagrou a operação "Jhonny Cash", na tarde dessa sexta-feira (16), no município de Altamira, sudoeste do Pará, resultando na prisão do atual diretor da Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) do município. A ação tem como objetivo investigar um possível esquema criminoso no órgão, que atua nos municípios da região, envolvendo a solicitação de vantagens indevidas para a emissão de boletos a despachantes.
De acordo com as autoridades, o diretor em questão teria reduzido o quadro de funcionários e dificultado o andamento dos processos, visando beneficiar-se pessoalmente e forçando os despachantes a realizar pagamentos ilegais. Durante a operação, foram apreendidos R$ 980 em espécie e um aparelho celular, cujos dados serão extraídos para auxiliar na elucidação do esquema criminoso.
A operação contou com a participação de doze policiais federais, que utilizaram técnicas avançadas de polícia judiciária e tecnologia para o desmantelamento do esquema. As vítimas envolvidas no caso foram intimadas a comparecer na delegacia de polícia local para prestar esclarecimentos, enquanto o diretor detido foi conduzido ao Complexo Penitenciário de Vitória do Xingu, onde permanecerá à disposição da justiça.
As investigações prosseguem no intuito de identificar todos os envolvidos e esclarecer por completo o funcionamento do esquema criminoso desarticulado pela Polícia Federal.