Corda, terço e manto de Nossa Senhora da Conceição são apresentados pela Diretoria da Festa

Símbolos oficiais do Círio foram apresentados durante Santa Missa na Catedral Metropolitana de Santarém

Por Por Victor Sousa, Redação Portal do Tapajós (*) em 26/10/2024 às 12:26:22

Manto e terço do Círio da Conceição 2024. Foto: Matheus Mota - Setor 01 - Diretoria de Comunicação

A apresentação e bĂȘnção dos sĂ­mbolos oficiais do CĂ­rio 2024 de Nossa Senhora da Conceição aconteceu nesta sexta-feira (25), na Catedral Metropolitana de Santarém. A Santa Missa, presidida por Dom Irineu Roman, e concelebrada por padres da Arquidiocese, marcou o inĂ­cio oficial das festividades.

Durante a celebração, foram apresentados trĂȘs sĂ­mbolos importantes para o CĂ­rio: a corda, o terço e o manto.

Neste CĂ­rio de 2024, que chega à sua 106ÂȘ edição, a Diretoria da Festa adquiriu uma nova corda, em seu modelo tradicional, com 300 metros de comprimento e 50 milĂ­metros de diâmetro, instrumento de devoção dos "cordeiros" que conduzem a imagem da padroeira.

O terço, doado pela famĂ­lia Sena Monteiro, mede cerca de 77 centĂ­metros e foi confeccionado em São Paulo, simbolizando as orações e sĂșplicas elevadas a Deus por meio da intercessão de Nossa Senhora. As contas das Ave-Marias são na cor rosa-chĂĄ, representando a delicadeza da Mãe Imaculada e fazendo referĂȘncia à pureza de uma criança aos seus cuidados. As contas do Pai-Nosso tĂȘm o formato de rosa, simbolizando o jardim da Rainha da Paz. Tanto o entremeio da Salve Rainha quanto o crucifixo possuem a presença do EspĂ­rito Santo.

O manto, confeccionado à mão por Junior Cerdeira e Rodrigo Ferreira, apresenta elementos destacados nas escrituras sagradas, abordando o tema "Maria Imaculada, Mensageira e Rainha da Paz". O manto foi costurado por Meide Barbosa Fonseca.

A idealização do manto traz um céu em degradĂȘ, nas cores azul royal, turquesa e celeste, confeccionado em tecido oxford branco sublimado, forrado com interlar para dar mais estrutura. Para o fundo do manto, foi utilizado o tecido prada azul bebĂȘ. Nas bordas, a renda guipir, com arabescos que se destacam em cor azul celeste, cravejado de cristais na mesma cor.

Ao centro, a pomba da paz, expressando o amor entre o Pai, Filho e o EspĂ­rito Santo, vem cravejada com mais de 1.200 pérolas douradas remetendo à cor do ouro. Logo atrĂĄs da pomba da paz, aparecem os raios de luz cravejados com 3.000 cristais e strass na cor dourada. Aos lados, hĂĄ o "M" de Maria, bordado e cravejado de cristais, e ao redor os arabescos dourados.

Pode-se observar trĂȘs arcanjos de resina, sendo São Gabriel, São Miguel e São Rafael, os anjos que se destacam pela sua proximidade com Deus e pela importância de suas missões. Ao redor, hĂĄ arabescos moldados à mão, na cor dourada, dando referĂȘncia à beleza de Nossa Senhora.

Acompanham o manto, o véu na cor branca, em tule francĂȘs e renda floral e um par de braceletes, confeccionados em tecido com bordado inglĂȘs branco.

A Diretoria da Festa da Conceição destacou a importância da celebração e agradeceu às famĂ­lias que doaram os sĂ­mbolos oficiais, que farão parte da maior manifestação católica do oeste do ParĂĄ.

O CĂ­rio da Conceição, que chega à sua 106ÂȘ edição, ocorrerĂĄ no quarto domingo de novembro (24), com saĂ­da da Igreja de São Sebastião, seguindo seu tradicional trajeto até a Praça da Matriz.

Fonte: (*) com informações de Arquidiocese de SantarĂ©m

Comunicar erro
PLAY
PLAY 2

ComentĂĄrios

DOE SANGUE