A Feira Internacional de Turismo da Amazônia (FITA) foi realizada pela primeira vez em Santarém, no oeste do Pará, no Centro de Convenções. O evento, que está em sua 12ª edição, é promovido pelo Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), e destaca o município como um importante polo turístico da região amazônica.
"A gente trouxe a feira para Santarém, que é um destino turístico consolidado, e só viemos reafirmar isso com a realização da FITA aqui. Santarém já é conhecida nacional e internacionalmente por Alter do Chão, suas praias e belezas naturais. Então, nada melhor do que trazer a feira para cá para consolidar toda essa região como um polo turístico. Queremos, como Estado, desenvolver cada vez mais isso", destacou Lucas Vieira, secretário de Turismo do Pará.
No ano passado, Santarém recebeu cerca de 490 mil turistas nacionais e internacionais, consolidando-se como uma das principais atrações turísticas do estado. A realização da FITA na cidade evidencia a importância estratégica da região para o turismo amazônico e busca impulsionar ainda mais o fluxo de visitantes.
Investimentos Estratégicos no Turismo
O Governo do Pará tem realizado significativos investimentos para potencializar o turismo em Santarém e em toda a região oeste. Entre as principais iniciativas está o Centro de Convenções Sebastião Tapajós, inaugurado em novembro de 2023, que sediou a FITA 2024. O complexo, considerado o maior centro artístico, cultural e turístico da Região de Integração Baixo Amazonas, possui mais de 10 mil metros quadrados de área, incluindo pavilhão de eventos, auditórios com capacidade para até 1.200 pessoas, praça de alimentação, área VIP, sala de imprensa, oito salas multiuso e estacionamento para mais de 500 veículos. Localizado na Rua Fernando Guilhon, principal via de acesso da cidade, o centro facilita a realização de grandes eventos e fomenta a economia local.
Outra infraestrutura importante é o Terminal Hidroviário de Passageiros e Cargas de Santarém "Joaquim da Costa Pereira", em operação desde abril de 2022. Com capacidade para receber 5 mil pessoas diariamente, o terminal possui mais de 22 mil metros quadrados de área construída e oferece comodidades como guichês de passagens, guarda-volumes, carrinhos para bagagens, sala de embarque confortável, rede Wi-Fi e escadas rolantes que garantem acessibilidade entre os pavimentos.
Em junho deste ano, o governador Helder Barbalho entregou o novo Mirante da Serra do Saubal, que se tornou mais um atrativo turístico de Santarém. O espaço conta com área de contemplação, peças arquitetônicas que refletem a cultura regional e uma área de lazer infantil, proporcionando locais de interação, recreação e melhoria da qualidade de vida para moradores e visitantes.
Experiência dos Visitantes
Os investimentos e a organização da FITA em Santarém têm recebido elogios de visitantes que reconhecem o potencial turístico da região. "Santarém é uma cidade muito bonita, principalmente Alter do Chão. Tem muito potencial turístico, com ecoturismo, e é importante que o governo invista para o desenvolvimento das pessoas que moram aqui", comentou Fabrício Pinho, intérprete de francês natural de Belém, em sua primeira visita à cidade durante a feira.