Ufopa realiza Primeiro Seminário Anticapacitista e Inclusivo em Santarém, no PA
O seminário será realizado em alusão ao Dia Nacional da Pessoa com Deficiência.
A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) promoverá, entre os dias 25 e 27 de setembro, o I Seminário Anticapacitista e Inclusivo, que visa fomentar a inclusão e a diversidade no ambiente acadêmico. O evento acontecerá na Unidade Rondon, no bairro Caranazal, em Santarém, e será aberto ao público.
O seminário será realizado em alusão ao Dia Nacional da Pessoa com Deficiência e é organizado pelo Coletivo de Estudantes com Deficiência Rodrigo Pantoja (CECD), em parceria com o Instituto de Ciências da Educação (Iced). Durante os três dias, a programação contará com mesas de debates, palestras e momentos culturais.
Confira a programação:
25 de setembro
Local: Miniauditório Hai
- 14h: Credenciamento
- 14h15: Momento Cultural
- 14h30: Mesa de Abertura com Wania Alexandrino (Diretora de PolÃticas Estudantis e Ações Afirmativas/Proges), Ivan Viana (Diretor do Iced), Solange Ximenes (Vice-reitora da Ufopa) e Eduarda Mendonça (coordenadora do CECD)
- 15h30: Palestra "O que é Inclusão e como ser Inclusivo na Universidade", ministrada pela professora Lilian Aquino
26 de setembro
Local: Auditório Wilson Fonseca
- 18h30: Credenciamento
- 18h45: Momento Cultural
- 19h: Palestra "O que é Capacitismo e como lutar contra ele na nossa Universidade", com Cibelle Diniz, advogada e coordenadora do TEAs Tapajós
27 de setembro
Local: Auditório Wilson Fonseca
- 8h: Credenciamento
- 8h15: Momento Cultural (duas apresentações)
- 8h30: Palestra "O que é Acessibilidade e como ser AcessÃvel na Universidade", com Ládia Rufino, do Núcleo de Acessibilidade
- 10h: Coffee Break
- 10h15: Momento Cultural (duas apresentações)
- 10h30: Encerramento