O Ministério PĂșblico Federal (MPF) e o Ministério PĂșblico do Estado do ParĂĄ (MPPA) emitiram recomendações para as Prefeituras e Secretarias de Educação de Alenquer e Medicilândia, visando a melhoria da educação bĂĄsica nos dois municĂpios do oeste do ParĂĄ. As medidas abrangem gestão de recursos educacionais, infraestrutura escolar, valorização dos profissionais da educação, transparĂȘncia e inclusão.
As recomendações surgem após visitas a escolas e escutas pĂșblicas realizadas em junho deste ano, no âmbito do projeto Ministério PĂșblico pela Educação (MPEduc), que fiscaliza a implementação de polĂticas pĂșblicas voltadas para o fortalecimento da educação bĂĄsica. Em novembro, as equipes do MPF e MPPA retornarão aos municĂpios para avaliar a execução das recomendações. As escutas pĂșblicas estão agendadas para o dia 21 em Medicilândia e 28 em Alenquer, permitindo que as prefeituras prestem contas à sociedade sobre os avanços e desafios enfrentados.
Entre as providĂȘncias recomendadas estão: destinar 70% dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação BĂĄsica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) aos profissionais em efetivo exercĂcio; aderir ao Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) para infraestrutura escolar; realizar levantamento das necessidades de carteiras escolares; garantir acesso à internet nas escolas; e substituir gradualmente contratos temporĂĄrios por efetivos via concurso pĂșblico.
Além disso, o MPF e o MPPA solicitaram a promoção de medidas para melhorar a infraestrutura das escolas, como o armazenamento adequado de alimentos, o fortalecimento dos conselhos de fiscalização da educação e a aquisição de materiais escolares em quantidade suficiente. A inclusão de alunos com deficiĂȘncia também é uma prioridade, com a recomendação de levantamento sobre assistentes e cuidadores necessĂĄrios, além de valorização desses profissionais.
Para Medicilândia, as recomendações incluem a avaliação da segurança estrutural das escolas 15 de Novembro e Marechal Rondon, considerando a possibilidade de novas construções. O desenvolvimento de polĂticas que conciliem atividades agrĂcolas com a frequĂȘncia escolar também foi sugerido, assim como a criação de salas de aula com recursos multifuncionais.
Essas ações visam fortalecer a educação bĂĄsica e garantir um ambiente escolar mais seguro e inclusivo para todos os alunos nos municĂpios.