MPF e MPPA recomendam melhorias na educação básica em Alenquer e Medicilândia, no PA

As recomendações surgem após visitas a escolas e escutas públicas realizadas em junho deste ano, no âmbito do projeto Ministério Público pela Educação (MPEduc).

Por Redação/Portal do Tapajós em 25/09/2024 às 19:22:21

Foto: Divulgação

O Ministério PĂșblico Federal (MPF) e o Ministério PĂșblico do Estado do ParĂĄ (MPPA) emitiram recomendações para as Prefeituras e Secretarias de Educação de Alenquer e Medicilândia, visando a melhoria da educação bĂĄsica nos dois municĂ­pios do oeste do ParĂĄ. As medidas abrangem gestão de recursos educacionais, infraestrutura escolar, valorização dos profissionais da educação, transparĂȘncia e inclusão.

As recomendações surgem após visitas a escolas e escutas pĂșblicas realizadas em junho deste ano, no âmbito do projeto Ministério PĂșblico pela Educação (MPEduc), que fiscaliza a implementação de polĂ­ticas pĂșblicas voltadas para o fortalecimento da educação bĂĄsica. Em novembro, as equipes do MPF e MPPA retornarão aos municĂ­pios para avaliar a execução das recomendações. As escutas pĂșblicas estão agendadas para o dia 21 em Medicilândia e 28 em Alenquer, permitindo que as prefeituras prestem contas à sociedade sobre os avanços e desafios enfrentados.

Entre as providĂȘncias recomendadas estão: destinar 70% dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação BĂĄsica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) aos profissionais em efetivo exercĂ­cio; aderir ao Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) para infraestrutura escolar; realizar levantamento das necessidades de carteiras escolares; garantir acesso à internet nas escolas; e substituir gradualmente contratos temporĂĄrios por efetivos via concurso pĂșblico.

Além disso, o MPF e o MPPA solicitaram a promoção de medidas para melhorar a infraestrutura das escolas, como o armazenamento adequado de alimentos, o fortalecimento dos conselhos de fiscalização da educação e a aquisição de materiais escolares em quantidade suficiente. A inclusão de alunos com deficiĂȘncia também é uma prioridade, com a recomendação de levantamento sobre assistentes e cuidadores necessĂĄrios, além de valorização desses profissionais.

Para Medicilândia, as recomendações incluem a avaliação da segurança estrutural das escolas 15 de Novembro e Marechal Rondon, considerando a possibilidade de novas construções. O desenvolvimento de polĂ­ticas que conciliem atividades agrĂ­colas com a frequĂȘncia escolar também foi sugerido, assim como a criação de salas de aula com recursos multifuncionais.

Essas ações visam fortalecer a educação bĂĄsica e garantir um ambiente escolar mais seguro e inclusivo para todos os alunos nos municĂ­pios.

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