Os municípios de Faro e Terra Santa no oeste do Pará, deram início no último sábado (15) à segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa. Nesta fase, serão imunizados animais de todas as idades, com um prazo de 45 dias para a vacinação do rebanho, que se estende até o dia 30 de agosto.
Os produtores da região são obrigados a declarar a vacinação, comprovando na Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará), até o dia 15 de setembro, que seus animais foram vacinados.
De acordo com o gerente do Programa Estadual de Erradicação da Febre Aftosa, o Fiscal Estadual Agropecuário George Santos, a primeira etapa da vacinação em Faro e Terra Santa alcançou 100% de cobertura vacinal, um número que demonstra o comprometimento dos produtores com a saúde e bem-estar dos animais.
"É de extrema importância vacinar os animais para protegê-los contra a febre aftosa e também para cumprirmos nosso compromisso com a campanha de imunização e o Plano Estratégico de suspensão da vacinação. O objetivo é que o Pará possa suspender a vacina no próximo ano, conforme planejado", ressaltou.
Os municípios de Faro e Terra Santa possuem um rebanho total aproximado de 45 mil animais, sendo 70% bovinos e 30% bubalinos. Em Faro, há 137 propriedades, enquanto em Terra Santa são 496 propriedades.
A primeira etapa da vacinação ocorreu nos meses de março e abril de 2023, e agora, na segunda etapa, busca-se repetir o êxito na cobertura vacinal nos dois municípios.
"Nesta etapa em específico, é importante que os produtores adquiram a vacina e garantam a imunização de seu rebanho, sem esquecer de notificar a Agência para que possam transitar com os animais de volta pela região amazônica, na várzea. Dessa forma, o rebanho permanece protegido, com a vacina em dia, e o trânsito ocorre sem maiores problemas", concluiu o gerente.
Com o comprometimento dos produtores e a continuidade das campanhas de vacinação, espera-se que a região consiga erradicar a febre aftosa e, no futuro próximo, suspender a vacinação, beneficiando tanto a economia quanto a saúde dos animais.