Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Cultura

Tons da natureza: cores, criatividade e conexão marcam a 4ª Edição do Concurso Cultural da MRN

Com mais de 350 inscritos, a empresa divulga o resultado dos trabalhos.


Foto: Divulgação/MRN

Na sua 4ª edição, o Concurso Cultural "Orgulho de crescer com a natureza à nossa volta", organizado pela Mineração Rio do Norte (MRN), trouxe à tona a criatividade de participantes de todas as idades dos municípios de Oriximiná, Faro e Terra Santa, localizados no oeste do Pará. Com 355 trabalhos inscritos nas modalidades de Desenho e Fotografia, o concurso provou mais uma vez a forte conexão entre os habitantes locais e o ambiente natural ao seu redor.

O cerne do concurso é desafiar os participantes a expressarem suas perspectivas sobre a interação com o meio ambiente, explorando o conceito de pertencimento e vivência na natureza. Os trabalhos submetidos foram submetidos à avaliação rigorosa de uma Comissão Julgadora, que considerou critérios como técnica, criatividade, originalidade e relevância ao tema.

Loyana Demétrio, analista de Comunicação e coordenadora do concurso, destacou a positiva evolução do evento, que vem crescendo desde o início da pandemia. O aumento no número de participantes para 355 trabalhos este ano, em comparação aos 170 do ano anterior, ilustra o impacto positivo dessa iniciativa na comunidade local. Demétrio ressaltou: "É muito gratificante perceber o nosso legado de mineração sustentável na região. Em cada desenho, em cada fotografia, a beleza de tudo o que nos cerca e essa conexão gigante que temos construído."

A avaliação dos trabalhos ficou a cargo de um júri técnico composto por nomes influentes na região. A Comissão Julgadora contou com Ana Cecília Guerreiro, coordenadora do Departamento de Ensino do Município de Faro; Claudinete Colé, diretora de Integração e Articulação Municipal de Oriximiná; Edmilson Garcia, diretor da Escola Novo Israel, do Lago Ajudante; Joaci Castro, diretor do Colégio Equipe Trombetas; Rosalba Sena, coordenadora educacional da Escola Municipal da Comunidade Boa Vista; Marcelino Conti, professor da Universidade Federal Fluminense de Oriximiná; e Reginaldo Gentil, secretário de Educação de Terra Santa. Claudinete Colé expressou sua satisfação com os resultados: "Cada trabalho é belo e só de olharmos o coração se enche de orgulho. Estou muito feliz e agradecida pela participação."

Destacando as conquistas individuais, a jovem Sarah Miranda, de 7 anos, conquistou o 1º lugar na Categoria para crianças de 3 a 7 anos. Seu desenho foi inspirado na beleza do ipê amarelo próximo à sua casa. O incentivo veio de sua mãe, Thais Miranda, que acompanha as redes sociais da empresa e valoriza a oportunidade para que as crianças desenvolvam respeito e apreço pelo ambiente em que crescem.

Na categoria de Desenho, destinada a estudantes de 8 a 17 anos, Ana Cecília de Carvalho, de 11 anos, obteve o 1º lugar. Seu desenho retrata uma exuberante Arara-azul envolta por uma comunidade, rio e árvores. A mãe de Ana, Ariane de Carvalho, elogiou a iniciativa por estimular a criatividade e o comprometimento das crianças.

Na categoria Fotografia, Paulo Cezar, de 19 anos, conquistou o 1º lugar com a imagem intitulada "Cultura que resiste o tempo passar: canoas do sustento". A foto destaca o valor da pesca para a subsistência da comunidade de Terra Santa. Diego Damasceno e Vanessa Almada, com os registros "Florescer da Vida" e "Conhecendo os pequenos detalhes da imensidão da natureza", respectivamente, também receberam reconhecimento nessa categoria.

A organização do concurso também prestou homenagem a indivíduos que fomentaram a participação. Pedro Simões, coordenador da Escola Menino Jesus e professor da Escola Lameira Bittencourt, conseguiu reunir mais de 70 trabalhos inscritos; Edmilson Garcia e professora Elielma Castro, da Escola Novo Israel, reuniram mais de 60 trabalhos inscritos; e a coordenadora da Escola Municipal de Ensino Fundamental da comunidade Boa Vista, Rosalba Sena, reuniu mais de 50 trabalhos.

O concurso não apenas celebra o talento local, mas também incentiva a consciência ambiental e a conexão com o entorno natural, refletindo os esforços da Mineração Rio do Norte para promover uma mineração sustentável e a valorização da natureza na região.

RESULTADO CONCURSO CULTURAL

Conheça os vencedores

·         CATEGORIA DESENHO I (3 a 7 anos)

1º Lugar

Sarah Nogueira Miranda, 7 anos - Colégio Equipe – Porto Trombetas

2º Lugar

Pedro Miguel de Oliveira Borges, 6 anos - Colégio Equipe – Porto Trombetas

3º Lugar

Lara Antonella Souza dos Santos, 5 anos - Escola Municipal de Ensino Fundamental Boa Vista – Oriximiná

·         CATEGORIA DESENHO II (8 a 17 anos)

1º Lugar

Ana Cecília de Carvalho, 11 anos - Colégio Equipe – Porto Trombetas

2º Lugar

Maria Eduarda Ribeiro Brito, 11 anos - Colégio Equipe – Porto Trombetas

3º Lugar

Ryan Carlos Moreira Brito, 16 anos - EEEM Antônio Cândido Machado – Terra Santa

·         CATEGORIA FOTOGRAFIA

1º Lugar – “Cultura que resiste o tempo passar: canoas do sustento”
Paulo César, 19 anos - Terra Santa

2º Lugar – “Florescer da vida”

Diego Damasceno, 34 anos - Porto Trombetas

3º Lugar – “Conhecendo os pequenos detalhes da imensidão da natureza”

Vanessa Almada - Porto Trombetas

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!