Festival de Cinema de Alter do Chão anuncia programação e encerramento das inscrições

As inscrições foram prorrogadas até esta sexta-feira, 22.

Por Pablo Vastei em 21/09/2023 às 18:43:11

Foto: Divulgação

O Festival de Cinema Latino-Americano de Alter do Chão, conhecido como CineAlter, está prestes a tomar conta da vila de Alter do Chão, em Santarém, nos dias 3, 4 e 5 de novembro. Este evento, que já se estabeleceu como um dos mais importantes do oeste do Pará, promete reunir produtores, cineastas, coletivos culturais e o público em geral para celebrar a sétima arte. As inscrições para a seleção de filmes a serem exibidos no festival encerram nesta sexta-feira (22).

Com o tema "O cinema de impacto no combate às mudanças climáticas", o CineAlter convida filmes que abordem essa temática premente. Pelo terceiro ano consecutivo, o festival proporcionará uma rica experiência de cinema e debates sobre arte, meio ambiente e sociedade.

Os interessados em submeter suas obras cinematográficas podem fazê-lo por meio da plataforma Film Freeway ou preenchendo o formulário do Google Docs. As categorias de inscrição incluem documentário e ficção, nos formatos de longa e curta-metragem, com gênero livre. O regulamento completo está disponível nas plataformas mencionadas.

Raphael Ribeiro, coordenador geral do evento, expressou sua empolgação com as inscrições recebidas: "O CineAlter tem recebido muitas inscrições de filmes da Amazônia, filmes brasileiros e da América Latina, motivo que nos dá a certeza de mais uma edição de sucesso. Já temos inscritos títulos de cineastas consagrados, mas também títulos de diretores que estão começando carreira no audiovisual. Temos tudo para realizar mais uma edição com uma diversidade incrível de filmes e promover debates importantes para o contexto atual da Amazônia."

Curadoria Profissionalizada

Os filmes inscritos passarão por um rigoroso processo de curadoria, no qual cerca de 40 serão selecionados para exibição em cinco mostras audiovisuais na vila de Alter do Chão. Uma novidade para a edição de 2023 é a inclusão de uma mostra infantil que acontecerá diariamente durante o festival.

Witalo Silva, curador do Festival, destacou a importância desse processo: "É a partir do processo de curadoria dos filmes inscritos que se dá corpo às narrativas que o Festival pretende dar visibilidade. O evento tem uma série de intenções incríveis, entre elas, dar luz a uma feira de discussões multilínguas, evidenciar a diversidade e pluralidade, e é a partir da curadoria que é possível identificar quais filmes se conectam com a essência do CineAlter."

Diversas Mostras

As obras cinematográficas latino-americanas, sejam curtas ou longas-metragens, fazem parte da mostra competitiva "Samaúma". Em seguida, há a mostra "Açaizeiro", que destaca filmes paraenses. As duas outras mostras são "Ipê", que engloba filmes experimentais produzidos na região Oeste do Pará com equipamentos de baixo custo, e "Seringueira", composta por filmes produzidos ou co-produzidos por povos tradicionais indígenas, quilombolas, extrativistas e ribeirinhos, bem como pessoas LGBTQIAP+.

Uma quinta mostra, chamada "Pitombeira", dedicada ao cinema infantil e infanto-juvenil, é uma adição empolgante nesta edição. O nome foi escolhido por ser uma fruta muito apreciada pelas crianças amazônicas, especialmente as que vivem nas áreas rurais, florestas e beira dos rios e lagos.

Promovendo Cultura para todos

Raphael enfatizou o compromisso do festival com a educação e a inclusão cultural: "Será um espaço dedicado ao público de alunos de escolas públicas de Alter do Chão e região Eixo Forte em Santarém. Queremos que as crianças se identifiquem com as animações a partir das próprias vivências. O nosso objetivo é também levar acesso à cultura para esses pequenos."

Serviço

O CineAlter é uma iniciativa do Instituto Território das Artes, uma organização sociocultural do Tapajós, realizado em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura do Pará (SECULT/PA) e com apoio cultural do Deputado Federal Airton Faleiro.

A plataforma Film Freeway e o formulário do Google Docs são as opções disponíveis para as inscrições e informações.

Comunicar erro
PLAY
PLAY 2

Comentários

DOE SANGUE