Sobe para cinco o número de casos suspeitos da doença de Haff em Santarém, no PA

Ao todo são 10 casos suspeitos no estado. Cinco em Santarém, três são Belém, um em Trairão e um Almeirim.

Por Pablo Vastei em 22/09/2021 às 07:41:40

Foto: Reprodução/BBC

A Secretária de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa) confirmou na noite desta terça-feira (21) mais um caso suspeito da Doença de Haff, também conhecida como “doença da urina preta”, em Santarém, no oeste do Pará. Esse é o quinto caso suspeito da doença no município. De acordo com a Sespa, trata-se de uma jovem de 24 anos, ele passou mal em casa e foi atendida no Hospital Municipal de Santarém (PMS), o paciente apresentou apenas sintomas leves e não precisou ficar internada.

De acordo a Divisão de Vigilância em Saúde de Santarém, amostras de sangue e urina foram colhidas e encaminhadas para análise. A jovem foi atendida e recebeu alta médica.

As informações são que a jovem teria consumido, na noite do último domingo (19), um peixe da espécie pacu, que foi pescado no Lago do Mapiri, na área urbana do município.

Em Santarém, continua em vigor o decreto municipal que proíbe a comercialização e consumo de três espécies de peixe, pirapitinga, pacu e tambaqui, vindas do estado do Amazonas.

Ao todo são 10 casos suspeitos no estado. Cinco em Santarém, três são Belém, um em Trairão e um Almeirim.

Segundo a Sespa, exames sanguíneos e de urina dos casos suspeitos foram encaminhados, por meio do Laboratório Central do Estado do Pará (Lacen), para laboratório de referência e não há ainda previsão de resultado.

Nota na integra:

A Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa) informa que, por meio do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS), foi notificada e está investigando, no momento, dez casos suspeitos da síndrome de Haff, sendo três em Belém, cinco em Santarém, um em Trairão e um em Almeirim. Os exames sanguíneos e de urina dos casos suspeitos foram encaminhados, por meio do Laboratório Central do Estado do Pará (Lacen), para laboratório de referência e não há ainda previsão de resultado.

Comunicar erro
PLAY
PLAY 2

ComentĂĄrios

DOE SANGUE