Operação investiga fraudes em licitações e contratos envolvendo recursos públicos em Altamira, no PA

A Polícia Federal cumpriu mandados de busca e apreensão na manhã desta quarta-feira (23) no município.

Por Pablo Vastei em 23/02/2022 às 07:44:27

Foto: Divulgação/Polícia Federal

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quarta-feira (23), a Operação ‘Voo Livre’ no município de Altamira, sudoeste do Pará. Foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão expedidos pela 4ª Vara Federal Criminal da Seção Judiciária do Pará (SJPA) em desfavor de três pessoas físicas e duas pessoas jurídicas, todas no município de Altamira.

Segundo a Polícia Federal, a investigação visa apurar a prática de fraudes em licitações e contratos envolvendo recurso públicos e outros crimes correlatos contra a administração pública no município durante a gestão anterior.

“Essa fraude ocorria através do beneficiamento indevido de determinadas empresas do ramo de turismo em conluio com agentes públicos na gestão passada. As investigações tiveram início a partir de uma denúncia anônima.” – informou a delegada da Polícia Federal em Altamira

A investigação teve início no mês de março de 2020, quando a Delegacia de Polícia Federal recebeu uma denúncia de que licitações realizadas para a compra de passagens aéreas estariam sendo direcionadas para apenas duas empresas, além da participação de servidores públicos nas fraudes apuradas.

Foto: Divulgação/Polícia Federal

Se confimadas, as práticas se enquadram em crimes de licitação, além de corrupção ativa e passiva, todas do Código Penal.

De acordo com a PF, foi adotada logística especial de preservação de todos os envolvidos na missão, a fim de preservar a saúde dos investigados, testemunhas e policiais com a finalidade de evitar o contágio do COVID-19. As investigações seguem em andamento.

Comunicar erro
PLAY
PLAY 2

ComentĂĄrios

DOE SANGUE