A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quarta-feira (23), a Operação ‘Voo Livre’ no município de Altamira, sudoeste do Pará. Foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão expedidos pela 4ª Vara Federal Criminal da Seção Judiciária do Pará (SJPA) em desfavor de três pessoas físicas e duas pessoas jurídicas, todas no município de Altamira.
Segundo a Polícia Federal, a investigação visa apurar a prática de fraudes em licitações e contratos envolvendo recurso públicos e outros crimes correlatos contra a administração pública no município durante a gestão anterior.
“Essa fraude ocorria através do beneficiamento indevido de determinadas empresas do ramo de turismo em conluio com agentes públicos na gestão passada. As investigações tiveram início a partir de uma denúncia anônima.” – informou a delegada da Polícia Federal em Altamira
A investigação teve início no mês de março de 2020, quando a Delegacia de Polícia Federal recebeu uma denúncia de que licitações realizadas para a compra de passagens aéreas estariam sendo direcionadas para apenas duas empresas, além da participação de servidores públicos nas fraudes apuradas.
Se confimadas, as práticas se enquadram em crimes de licitação, além de corrupção ativa e passiva, todas do Código Penal.
De acordo com a PF, foi adotada logística especial de preservação de todos os envolvidos na missão, a fim de preservar a saúde dos investigados, testemunhas e policiais com a finalidade de evitar o contágio do COVID-19. As investigações seguem em andamento.