Em audiência de custódia realizada na segunda-feira (21), o juiz Rômulo Nogueira de Brito, titular da 2ª Vara Criminal da Comarca de Santarém, no oeste do Pará, arbitrou em R$ 84.840 o valor da fiança para o empresário Alexsandre Caetano da Silva, para que ele possa responder em liberdade pelo acidente de trânsito que ele provocou na madrugada de domingo (20).Uma pessoa morreu e outra ficou ferida. O acidente aconteceu na avenida Sérgio Henn, bairro Aeroporto Velho.
Imagens de câmeras de segurança registraram o momento em que a caminhonete que era dirigida por Alexsandre entra na contramão e atinge em cheio uma motocicleta na qual estavam os jovens Genilson kildere de Sousa Ribeiro, 19 anos, e Luiz Felipe Sousa Jati, 20 anos. Genilson, que conduzia a motocicleta, teve traumas pelo corpo e ferimentos. Felipe Jati morreu. Em seu despacho, o juiz Rômulo de Brito destacou que o valor da fiança arbitrado conforme os critérios estabelecidos no Código de Processo Penal: a natureza da infração, as condições financeiras do preso e a vida pregressa dele.
A infração é gravíssima por ter atingido duas vítimas: "uma delas evoluindo a óbito e a outra restou politraumatizada sendo submetida a intervenção cirúrgica"; quanto às condições de fortuna do preso, o juiz observou, que aparentemente é boa, "pois o empresário é possuidor de veículo de elevado valor". E por fim, em relação à vida pregressa, o despacho destaca que não é boa, e o empresário é reincidente. Em maio de 2020 já havia se envolvido em crime de trânsito. Naquela ocasião ele também foi preso em flagrante por embriaguez ao volante.
Veja o vídeo do acidente: