O uso de máscaras em ambientes abertos não é mais obrigatório no Pará. A decisão foi divulgada nas redes sociais do governo do estado, após as análises de dados Comitê Científico da Secretaria de Estado de Saúde (Sespa) que mostrou a diminuição dos casos de Covid-19.
Dados mostram que comparando em janeiro a março deste ano, os números de casos da doença diminuíram 99% muito desse percentual em razão do crescimento do público vacinado. A medida começou a valer nesta terça-feira (19).
A decisão respeita a autonomia das cidades, ou seja, o poder público municipal é quem decide se retira ou não a obrigatoriedade das máscaras. O uso do equipamento de proteção segue sendo necessário em locais fechados.
LER TAMBÉM: Uso de máscara de proteção deixa de ser obrigatório em ambientes abertos em Santarém, no PA
Em Santarém, oeste do estado, a flexibilização já havia entrado em vigor desde o dia 18 de março. O município facultou o uso do item em locais abertos. Segundo o prefeito Nélio Aguiar, o uso do item de proteção fica facultado apenas para a circular e práticas de atividades físicas ou recreativas em ambientes abertos.
No município, o item continua sendo obrigatório em ambientes fechados. Ainda de acordo com o prefeito, o município já alcançou 94,11% da população vacinável com a primeira dose e 74,71% da segunda dose contra a Covid-19. O município registra uma queda de 89,08% das internações por Covid-19.