A Unidade de Síndrome Gripal de Santarém, oeste do Pará, encerrou as atividades na última sexta-feira (8), realizando ao todo 17.292 atendimentos desde que fui instalada no município. A Unidade que funcionava na Praça Barão de Santarém, onde anteriormente funcionou a ‘Casinha do Papai Noel’, iniciou os serviços de atendimentos a pacientes com sintomas gripais no dia 11 de janeiro deste ano.
Durante esse período, foram realizados 11.623 consultas médicas, 5366 notificações, 19 encaminhamentos para a UPA 24h, 5.352 testes para covid-19 realizados e 195.891 medicamentos dispensados aos pacientes.
Novo ponto de imunização
De acordo com Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), a partir desta segunda-feira (11), o local passará a funcionar como posto de vacinação de três campanhas simultâneas: covid-19, sarampo e influenza. O horário de funcionamento será de 17h às 21h.
“A Unidade da Praça Barão de Santarém cumpriu com seu papel de somos gratos a todos aos colaboradores que se dedicaram neste período, batemos recorde de atendimento e certamente ajudamos a salvar muitas vidas. Vamos continuar mantendo as estratégias e vacinando todos os dias. Pedimos à população que continue se cuidando e, principalmente, de se vacinar” – disse a secretária municipal de Saúde, Vânia Portela.
Unidades de Saúde Descentralizadas
As Unidades de Saúde Descentralizadas fazem parte de uma estratégia de combate ao avanço da covid-19 que deu certo, aliadas aos Ambulatórios Itinerantes, testagem em massa e à própria vacina. Mais de 130 mil pessoas foram atendidas e se recuperaram sem que houvesse evolução dos sintomas e as pessoas que positivaram puderam cumprir as medidas de isolamentos, que ajudam a frear o avanço da taxa de infecção.