Faro e Terra Santa começam segunda etapa da vacinação contra a Febre Aftosa

Os dois municípios seguem calendário diferente por conta da proximidade com o estado do Amazonas.

Por Pablo Vastei em 15/07/2022 às 06:50:03

Foto: Reprodução/Adepará

A segunda etapa da Campanha de Vacinação Contra a Febre Aftosa inicia nesta sexta-feira (15) nos municípios de Faro e Terra Santa, na região oeste do Pará. Nesta fase da deverão ser vacinados animais de 0 a 24 meses de idade. O prazo para os produtores rurais vacinarem o rebanho vai até o dia 30 de agosto e eles precisam notificar a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará), ou seja, comprovar que foi feita a vacinação até o dia 15 de setembro.

Os municípios estão localizados na divisa com o Amazonas e seguem o calendário de vacinação daquele estado por causa do fenômeno das cheias dos rios que interferem nas pastagens e na oferta de nutrientes. Nos meses de julho a novembro, o volume de água dos rios da região começa a baixar. No estado vizinho, as áreas de várzea que estavam com água dão lugar a pastagens e o gado é levado para essa região para se alimentar. Normalmente, os animais são levados para as localidades de Nhamundá e Parintins. Em fevereiro, o gado retorna ao Pará.

De acordo com o fiscal estadual agropecuário Joylson Bentes Canto, médico veterinário e gerente do Programa Estadual de Erradicação da Febre Aftosa da Adepará, a vacinação em Faro e Terra Santa complementa a etapa estadual da Campanha que abrange 127 municípios, porém, com um calendário específico para os dois municípios do oeste paraense para não prejudicar a atividade da pecuária na região, acompanhando o calendário de vacinação do Amazonas.

“É uma questão de manejo de pastagem porque como os animais vieram no inverno e se alimentaram na área de terra firme em território paraense, vai chegar uma hora que não vai haver pasto. Então, é o tempo que já cresceu o capim na área de várzea e o rebanho é levado de volta para poder se alimentar. O que ocorre tem a ver com a disponibilidade de pastagem e uma questão nutricional. Como é outro estado da federação, nós temos de ter o controle sanitário do trânsito desses animais” – explica o gerente.

A Agência explica ainda que para essa movimentação do gado é emitida a Guia de Trânsito Animal (GTA) que permite o trânsito do rebanho entre os dois estados. Segundo dados da Adepará, o município de Terra Santa possui 520 propriedades rurais cadastradas, e Faro soma 180.

Faro e Terra Santa têm ao todo um rebanho aproximado de 45 mil animais. 70% são bovinos e 30% bubalinos.  Na primeira fase da vacinação, que ocorreu nos meses de março e abril de 2022, o índice de vacinação ficou em 97% de cobertura vacinal em Faro e atingiu 100% em Terra Santa.

A médica veterinária Roberta Fulco, fiscal estadual agropecuária responsável pela Unidade da Adepará em Faro e Terra Santa, explica que os produtores rurais dessa região estão bem conscientizados sobre a importância da vacinação e têm cumprido com o calendário vacinal.

“Nós temos alcançado êxito na cobertura vacinal porque os produtores rurais da nossa região têm cumprido o calendário e vacinado o rebanho, tanto bovinos quanto bubalinos, em todas as etapas da campanha”.

PNEFA

O Pará, o Amapá, Amazonas e Roraima integram o Bloco II do Programa Nacional de Erradicação da Febre Aftosa, que tem como estratégia principal a manutenção de zonas livres da doença, de acordo com as diretrizes estabelecidas pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). O PNEFA exige análise dos cenários e esforços das iniciativas públicas e privadas para que, até 2026, a vacinação da Aftosa seja suspensa em todo o país. 

Certificação

O Pará tem comprovado ausência do vírus da febre aftosa no seu território há 18 anos, sendo certificado internacionalmente como livre de febre aftosa com vacinação desde 2018. Entretanto, a manutenção desse status depende da execução de ações do PNEFA, as quais são baseadas no sistema de vigilância, que tem como objetivo identificar precocemente qualquer suspeita de reintrodução do vírus, para a contenção imediata, sem demais prejuízos para a economia. Tais ações têm sido executadas pelo Serviço Oficial rotineiramente a fim de salvaguardar o patrimônio pecuário paraense.

Etapas da vacinação:

·         Março e abril: Faro e Terra Santa - vacinação com faixa etária para todos os animais.

·         Maio: Etapa contemplou 127 municípios - vacinação com faixa etária para todos os animais.

·         Julho e agosto: Novamente Faro e Terra Santa - vacinação para animais de 0 a 24 meses.

·         Agosto a outubro: Etapa Marajó - vacinação de animais de todas as idades.

·         Novembro: novamente em 127 municípios - vacinação de bovinos e bubalinos de até 2 anos de idade.

Fonte: AdeparĂĄ

Comunicar erro
PLAY
PLAY 2

ComentĂĄrios

DOE SANGUE