A Secretaria de Estado de Saúde do Pará (Sespa) confirmou no início da noite desta quarta-feira (17) mais dois casos de Monkeypox, conhecida popularmente como Varíola dos Macacos, no Pará. Os dois casos foram notificados nos municípios de Ananindeua, que fica na Região Metropolitana de Belém, e Santarém, oeste do estado.
Com a confirmação desses casos, o estado soma agora 4 casos da doença: dois residentes em Belém, um de Ananindeua e um em Santarém.
Ainda de acordo com a Sespa, outros 12 casos foram descartados, sendo dos municípios Parauapebas (06), Santarém (02), Paragominas (01), Salinópolis (01), São Miguel do Guamá (01) e Belém (01).
A Sespa investiga ainda 11 casos notificados da doença no estado: Parauapebas (01), Santarém (04), Ananindeua (02) Belém (03) e São Miguel do Guamá (01).
Ainda na nota divulgada nesta quarta-feira, a Sespa informou que acompanhamento e monitoramento dos pacientes estão sendo feitos pelas secretarias de saúde municipais. E que os casos confirmados são importados de outros estados e que não há transmissão local.