A Polícia Civil apreendeu mais uma tonelada de drogas na tarde desta quarta-feira (18) no porão de uma embarcação que transportava peixe no Rio Amazonas. A embarcação foi interceptada no município de Óbidos, oeste do Pará. Segundo a polícia, o barco saiu de Manaus, capital do Amazonas.
De acordo com a Polícia Civil, o material entorpecente, entre maconha e cocaína, estava separado em tabletes acondicionados em sacos plásticos dentro de geleiras com 20 toneladas de pescado. O Peixe também foi apreendido após não apresentar documentação válida aos agentes de fiscalização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Santarém (Semma). Entre as espécies estavam pirarucu e curimatá, que estão no período de defeso.
“O órgão ambiental foi acionado e está verificado que está próprio para o consumo ou não. O pescado vem do Amazonas, acompanhado de notas fiscais, guias pertinentes ao transporte, o órgão ambiental está verificado a documentação, sendo que são cópias e não aceitamos cópias. E tem espécies no período de defeso.” – informou o agente de fiscalização da Semma, Arlen Lemos.
A operação foi deflagrada após investigação do Núcleo de Apoio à Investigação (NAI) do Baixo Amazonas. O destino da droga ainda está sendo investiga, três pessoas que estavam na embarcação foram presas em flagrante por tráfico de drogas.
“Estamos apurando a procedência da droga e o destino, e isso vai ser apurado ao longo do inquérito policial. A conduta de cada um será individualizada. Os tripulantes serão autuados em flagrante e serão apresentados à autoridade policial.” – disse o delegado, Silvio Birro.
A operação da Polícia Civil contou com apoio da Secretaria de Meio Ambiente de Santarém, Marinha do Brasil, Vigilância Sanitária e Adepará. A embarcação com a droga e o pescado foi trazida para Santarém e atracou no Porto da Companhia Docas do Pará. O entorpecente e os presos foram apresentados para 16ª Seccional da Polícia Civil para os procedimentos legais.
Estamos nas Redes Sociais! Siga o Portal do Tapajós e fique atualizado com as notícias de Santarém e região. Twitter, Facebook e Instagram