O manuseio irregular de agrotóxico em uma plantação de soja próxima a uma escola pública no município de Belterra, região metropolitana de Santarém, resultou na aplicação de uma multa que chega a mais de R$ 1 milhão, ao produtor rural Renato Zambra. O uso do produto causou a intoxicação de alunos e professores da escola municipal Vitarina Mota, localizada na comunidade São Francisco da Volta Grande, zona rural do município.
A multa foi aplicada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), na última segunda-feira (6). Além da multa, o órgão ambiental também impôs a suspensão de uso de defensivos agrícolas até que o produtor implemente medidas de segurança, como o plantio de árvores e vegetação frondosa entre a escola e a plantação de soja.
No mês de fevereiro o Ministério Público do Estado (MPPA) chegou fazer uma recomendação com o objetivo de apurar a ocorrência de pulverização de agrotóxicos no entorno da Escola. Segundo o documento, a pulverização de agrotóxico teria ocorrido no dia 27 de janeiro, por volta das 14h, período em que ainda havia estudantes na escola. A informação chegou ao conhecimento da Promotoria de Justiça de Belterra por meio de vídeo, amplamente divulgado nas mídias locais
LER TAMBÉM: MPPA faz recomendação para combater intoxicação por agrotóxico no entorno de escola em Belterra, no PA
A recomendação pediu que fosse realizada fiscalização no plantio do entorno da escola, para apurar eventual irregularidade no uso de agrotóxico, que possa causar danos ao meio ambiente ou à saúde humana.
Estamos nas Redes Sociais! Siga o Portal do Tapajós e fique atualizado com as notícias de Santarém e região. Twitter, Facebook e Instagram