A Vila Balneária de Alter do Chão, situada em Santarém, no oeste do Pará, conquista o coração dos brasileiros e é apontada como um dos destinos turísticos mais desejados para o ano de 2024, conforme revela a Pesquisa "Tendências de Turismo". Divulgado na segunda-feira (22), pelo Ministério do Turismo, o levantamento inédito destaca as tendências para o turismo neste ano e durante o período do verão, de dezembro de 2023 a março de 2024.
No ranking dos 15 destinos mais desejados, a Ilha do Marajó, também no Pará, aparece em 10º lugar, com 5% de preferência, enquanto Alter do Chão conquista o 15º lugar, com 4% da opção dos viajantes.
O secretário da pasta do Pará, Eduardo Costa, enfatiza a singularidade e o encanto desses destinos, destacando a importância da pesquisa para orientar políticas públicas integradas de turismo e orientar as agências de viagens locais.
Preferência Nacional: A pesquisa revela que 97% dos brasileiros escolherão destinos nacionais para suas viagens de lazer neste verão. Sol e praia lideram as preferências com 51%, seguido por rural/campo (9%), ecoturismo (9%), saúde e bem-estar (5%), diversão noturna (5%) e aventura (4%). Um em cada três brasileiros planeja viajar durante o verão.
Regiões em Destaque: Nordeste e Sudeste são as regiões preferidas para as férias de verão, com 42% e 41% de preferência, respectivamente, enquanto a região Norte aparece com 5%.
O ministro do Turismo, Celso Sabino, destaca a relevância dos dados para o setor, prevendo que este verão será o melhor da história do Brasil, impulsionando o desenvolvimento de novos produtos turísticos e rotas.
Comportamento do Viajante: A pesquisa indica que 66% dos entrevistados planejam viagens de até 10 dias, com um gasto médio de R$ 1.877. As viagens são, principalmente, em companhia da família (60%), a dois (19%), com amigos (13%) e sozinhos (13%).
Meios de Transporte e Hospedagem: Carro próprio lidera como meio de transporte (45%), seguido por ônibus (29%) e avião (23%). Quanto à hospedagem, 47% optam por casa de amigos ou parentes, 29% por hotéis, 16% por pousadas e 3% pelo Airbnb.
Planejamento: Mais da metade dos brasileiros que viajam com frequência (52%) começam a planejar suas viagens com três meses de antecedência. As redes sociais são a principal fonte de informação (47%), seguidas por familiares e amigos (45%) e agências de viagem (22%).
Perspectivas para 2024: A pesquisa aponta que 92% dos turistas escolherão destinos brasileiros em 2024. O Nordeste é a preferência de 47%, seguido pelo Sudeste com 38%. O turismo de Sol e praia continua liderando as preferências (59%), seguido por natureza e ecoturismo (27%) e saúde e bem-estar (20%).
Metodologia: O levantamento "Tendências de Turismo" foi conduzido pelo Instituto de Pesquisa de Reputação e Imagem (IPRI), com 2.029 entrevistas domiciliares realizadas entre 07 e 11 de dezembro de 2023, abrangendo todas as 27 Unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, com intervalo de confiança de 95%. O estudo contempla recortes de sexo, idade, região, escolaridade e renda.