[RESENHA] É Assim Que Acaba - Colleen Hoover

Análise da narrativa intensa e realista de Colleen sobre força, coragem e determinação.

Por Acsa Fontes em 28/03/2024 às 14:34:03

Lily nem sempre teve uma vida fácil, mas isso nunca a impediu de trabalhar arduamente para conquistar a vida tão sonhada. Ela percorreu um longo caminho desde a infância, em uma cidadezinha em Maine: se formou em marketing, mudou para Boston e abriu a própria loja.

Então, quando se sente atraída por um lindo neurocirurgião chamado Ryle Kincaid, tudo parece perfeito demais para ser verdade.

Ryle é confiante, teimoso, talvez até um pouco arrogante. Ele também é sensível, brilhante e se sente atraído por Lily. Porém, sua grande aversão a relacionamentos é perturbadora.

Além de estar sobrecarregada com as questões sobre seu novo relacionamento, Lily não consegue tirar Atlas Corrigan da cabeça — seu primeiro amor e a ligação com o passado que ela deixou para trás. Ele era seu protetor, alguém com quem tinha grande afinidade. Quando Atlas reaparece de repente, tudo que Lily construiu com Ryle fica em risco.

"Não existe isso de pessoas ruins. Todos nós somos humanos e, às vezes, fazemos coisas ruins."

Resenha

"É Assim Que Acaba" é um dos livros mais famosos de Colleen Hoover, e com razão. Resenhar um livro tão intenso e com assuntos tão fortes não é tarefa fácil, pois, em cada situação e momento que Lily passa, é impossível não se colocar no lugar dela e se sensibilizar com o que a personagem está vivendo. O fato é que fica quase impossível não se envolver com a história e se sentir imersa em tudo que está acontecendo. Como mulher, é possível sentir tudo que Lily está sentindo, todas as suas dúvidas e inseguranças. A personagem passa por situações que são realidade na vida de mais de 30% da população de mulheres do país (10ª edição da Pesquisa Nacional de Violência contra a Mulher). É impossível ler esse livro sem se sentir angustiada e com a consciência pesada por se dar conta de que sair de uma situação como essa não é tão fácil quanto talvez você pensasse. Colleen trabalha no livro de uma forma muito real e direta, transmitindo todas as emoções, desde a paixão pelo homem, supostamente, perfeito e que é tudo aquilo que todas as mulheres buscam em um homem, até o momento em que ela já está apaixonada e se convence de que tudo aquilo só aconteceu uma vez e que o amor deles pode superar toda aquela situação.

A narrativa gira em torno de Lily Bloom, que é uma personagem com uma personalidade forte e tem muita bagagem em sua vida. Ela se muda para Boston, onde tudo é melhor (essa só quem leu vai pegar), e está pronta para recomeçar sua vida e conquistar seus sonhos. Ela conhece Ryle, um neurocirurgião, eles têm uma interação e automaticamente se sentem atraídos um pelo outro, mas ambos querem coisas diferentes no momento, então só a atração não funcionaria. Sendo assim, eles seguem caminhos diferentes. Seis meses depois desse encontro, Lily acha um local perfeito para abrir a sua tão sonhada loja de flores e acaba fazendo uma amiga que decide ajudar na organização da floricultura. Nesse momento, ela descobre que sua mais nova amiga é irmã de Ryle, o neurocirurgião que ela conheceu seis meses atrás. A partir desse momento, a história começa a se desenrolar. Lily e Ryle começam a ter mais interações e começam a se envolver. Nesse meio tempo, a personagem começa a perceber que Ryle talvez não seja tão perfeito como ela pensava. Enquanto isso, também conhecemos um pouco do passado de Lily e sobre o seu primeiro amor, Atlas, que coincidentemente (ou não) está morando também em Boston e agora é chefe e dono de um restaurante muito famoso na cidade.

"Quinze segundos. Esse é o tempo necessário para mudar completamente tudo que você conhece sobre uma pessoa. Quinze segundos."

Com uma história repleta de reviravoltas e acontecimentos chocantes e impactantes, "É Assim Que Acaba" traz um tema forte a ser abordado de uma maneira muito realista. Agora, uma opinião que talvez não seja tão popular: já vi muitas vezes o livro ser vendido como um romance. Na minha opinião, o livro não se trata de um romance, é uma história de como uma mulher está correndo atrás dos seus sonhos, de reconstruir sua vida, a narrativa de sua força ao passar por uma situação de violência doméstica vindo já de um lar abusivo. O livro é sobre a vida de Lily, sobre a força dela, sobre como ela é uma mulher independente e que, mesmo tendo passado por muitas dificuldades durante sua jornada, se manteve forte e teve a coragem e motivação de fazer o que era melhor pra ela.

Por fim, uma das coisas que tornou esse livro uma experiência mais intensa para mim foi saber que a história tinha relação com algo que a autora passou em sua vida. A nota da autora no fim do livro, contando sobre a vida da mãe dela e tudo que elas passaram, e que, assim como Lily, a mãe dela também foi uma mulher super forte e que conseguiu vencer e sair de uma vida de abusos e violência, mexe com o leitor e faz com que a história do livro seja mais real. Eu sou muito suspeita para falar sobre os livros e a escrita da Colleen, porque ela sempre entrega uma narrativa muito envolvente, mas "É Assim Que Acaba" não é só um livro, mas sim uma lição que todos que têm um coração precisam ler e conhecer.

"Você pode parar de nadar agora, Lily. Finalmente chegamos à costa."

Foto: Acsa Fontes

PLAY
PLAY 2

Comentários

DOE SANGUE