“Maria, mãe de Jesus, esposa de José” esse é o tema da Festa da Conceição 2021. Na noite desta quinta-feira (6) foi dado início as peregrinações que antecedem o Círio da Rainha do Tapajós, Nossa Senhora da Conceição. A celebração de benção das 50 imagens peregrinas da padroeira foi no elevado da Praça da Matriz, em Santarém, oeste do Pará.
A celebração foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Irineu Roman, pelo Cura da Catedral, Padre Ruy Barbosa, e pelo Vigário, Pe. Sidney Canto.
As 50 imagens peregrinas de Nossa Senhora da Conceição foram abençoadas e entregues para os representantes das áreas pastorais que fazem parte da Arquidiocese de Santarém. Este ano, as imagens da padroeira serão enviadas a seis municípios que fazem parte da Arquidiocese de Santarém. Além da sede Santarém, fazem parte os municípios de Almeirim, Aveiro, Belterra, Mojuí dos Campos, Monte Alegre e Prainha. São 23 paróquias, 18 áreas pastorais e duas áreas missionárias. A coordenação prevê que as visitações ocorram em um período de três meses
Em um novo formato, as peregrinações deste ano buscam alcançar mais corações e famílias, nos lugares mais distantes. As imagens são menores para facilitar a locomoção das equipes.
“A fé vai ser espalhada, vai ser chegar a todos. Que Nossa Senhora possa levar a paz, o carinho, a benção de Deus para todos as nossas famílias que estão vivendo esse tempo tão difícil da pandemia” – disse o Arcebispo Metropolitano, Dom Irineu Roman.
A Festa da Padroeira traz o tema “Maria, mãe de Jesus e esposa de José!” e faz reflexão voltada para a Sagrada Família de Nazaré, que serve de modelo para as famílias cristãs do mundo inteiro.
Apresentação do Cartaz Oficial do Círio da Conceição 2021. pic.twitter.com/4QlK5I9rDn
— Vastei Notícias (@vasteioficial) August 6, 2021
A celebração também foi marcada pela apresentação do cartaz oficial do Círio da Conceição 2021. Em consonância com o tema do Círio, o cartaz protagoniza a fé que nasce na família. Maria, como mãe e esposa, é exemplo e testemunho de que a família é a Igreja doméstica onde se preservam as virtudes paternais de São José e do Divino Salvador.
O cartaz do Círio
Os arabescos em tons amadeirados nos remetem aos oratórios domésticos, devoção que atravessou séculos e conserva a fé católica, bem como a devoção mariana nos lares do mundo inteiro.
O entalhado em madeira na parte superior do oratório podemos observar um símbolo Mariano pouco conhecido: a concha. Utilizada em iconografias sobre a anunciação de Nossa Senhora, a concha remete à água, que por sua vez é matéria da purificação, da vida nova e da regeneração pelo batismo. Foi, portanto, por Maria que o gênero humano foi regenerado, sendo ela tão puríssima a ponto de servir a Deus como mãe do Salvador.
Nas palavras de São João Damasceno: "Ó casal feliz, Joaquim e Ana! Foi por vosso intermédio que a criatura ofereceu ao Criador o mais valioso de todos os dons, a mãe pura, a única digna de gerar o próprio Criador”.
Podemos dizer que os pais de Nossa Senhora foram, por assim dizer, as duas partes da concha que deram origem à mais valiosa das pérolas: Maria!
Ao fundo, contrastando com tábuas de madeira envelhecidas e tingidas de azul, muito comuns nas casas humildes da nossa região, destacam-se os lírios brancos ladeando a imagem de Nossa Senhora, que aludem ao castíssimo esposo de Maria, São José. Este símbolo na parte interna do oratório simboliza a proteção que o pai nutrício de Jesus deu à Sagrada Família de Nazaré desde a anunciação, a fuga para o Egito e até os proventos para sustentar a mãe e o Filho de Deus.
Por fim, a imagem da padroeira no centro do oratório favorece a devoção popular à Nossa Senhora. Maria, como a mãe que ensina seus filhos a rezar, sustenta com as mãos postas em oração o santo Rosário, cujo crucifixo simboliza a nossa Fé cristocêntrica. É através da devoção à Santíssima Virgem que chegaremos com mais confiança até Cristo. Ela é o atalho que a Cristo conduz.
Confira a programação da Festa da Conceição 2021
· 31 de outubro: 19h – Catedral – Apresentação do MANTO e da CORDA para o Círio 2021
· 06 de novembro: 16h – 27ª Carreata de Nossa Senhora da Conceição
· 15 de novembro: 18h – 5ª Ciclo Romaria e 5ª Moto Romaria do Círio
· 20 de novembro: 18h – 14ª Transladação do Círio das Crianças
· 21 de novembro: 07h – 14º Círio das Crianças 2021
· 25 de novembro: 19h – 2º Auto do Círio
· 26 de novembro: 18h – 9ª Romaria dos órgãos de Segurança Pública
· 27 de novembro: 08h – 5ª Remaria Fluvial – 18h – Missa e, em seguida, a 103ª Transladação para o Círio.
· 28 de novembro: 06h – Missa do Círio – 07h – 103º Círio de Nossa Senhora da Conceição –
19h – Início do NOVENÁRIO e ARRAIAL da PADROEIRA.
· 03 de dezembro: 18h – 13ª Caminhada de Melhor Idade
· 04 de dezembro: 36ª Corrida do Círio - 19h – 27ª Caminhada de Fé com Maria - 22h – Vigília de Fé com Maria
·07 de dezembro: 18h – 10ª Romaria da Juventude
· 08 de dezembro: 06h – Alvorada Festiva - 07h – Catedral – Chegada da 37ª Romaria de Fé da Imaculada Conceição (Baixa da Onça) - 07h30 – Catedral – Missa Solene - 10h – LEILÃO DE GADO - 18h – Procissão e Missa de Encerramento da Festa - 24h – Espetáculo Pirotécnico.
· 20 de dezembro: 18h – Catedral – Prestação de contas da Festa 2021
O cronograma está sujeito a alterações e deve seguir os protocolos sanitários de segurança.