Iniciou na neste sábado (25), a imunização com as doses da vacina Bivalente contra a Covid-19 em Santarém, oeste do estado. Nesta primeira remessa o município recebeu 18.084 do imunizante que deve ser destinado ao público do grupo prioritário.
De acordo com o Ministério da Saúde inicialmente o público-alvo dessa vacina são pessoas com maior risco de desenvolver formas graves da doença, como idosos acima de 70 anos e pessoas com deficiência.
A aplicação em Santarém começou com os idosos do Lar São Vicente de Paulo. Durante todos os sábados as doses estarão disponíveis na sede da Prefeitura de Santarém, de segunda a sexta as pessoas do grupo de risco podem procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBS) das zonas urbana e rural.
Segundo a Sociedade Brasileira de Imunizações a bivalente protege contra a cepa original da doença, mas também contra a Ômicron, a variante mais circulante no mundo. Importante ressaltar que essa vacina é uma dose de reforço. Ou seja, só vai poder se imunizar com ela, quem já tomou, pelo menos, as duas primeiras doses básicas da vacina. Caso contrário, é preciso primeiro cumprir essa etapa.
O município de Santarém iniciou a aplicação antes do calendário nacional, onde a imunização só deve começar na segunda-feira (27). O Brasil recebeu no último dia 9 de fevereiro o primeiro lote com 1,4 milhão de doses de vacinas bivalentes contra covid-19. As doses são de fabricação da Pfizer e protegem contra a variante Ômicron original e a variante BA1.
As regiões do Baixo Amazonas e Tapajós receberam na última sexta-feira (24), 66.762 doses do imunizante, distribuídos para 20 munícios essas regiões.
Estamos nas Redes Sociais! Siga o Portal do Tapajós e fique atualizado com as notícias de Santarém e região. Twitter, Facebook e Instagram