Mineração Rio do Norte promove a 4ª Edição do Concurso Cultural "Orgulho de Crescer com a Natureza ao Nosso Redor"

Iniciativa revela talentos e estimula olhares a partir da sustentabilidade.

Por Pablo Vastei em 04/06/2023 às 17:01:23

Foto: Divulgação/MRN

Os municípios de Oriximiná, Faro, e Terra Santa, no oeste do Pará, receberão a 4ª edição do concurso cultural "Orgulho de Crescer com a Natureza ao Nosso Redor", organizado pela Mineração Rio do Norte (MRN). O concurso visa expressar emoções através de olhares conectados para a sustentabilidade. As inscrições estão abertas desde a última quinta-feira (1) e seguem até o dia 27 do mês. Podem participar crianças, jovens e adultos dos referidos municípios nas categorias Desenho e Fotografia.

O tema deste concurso cultural convida os participantes a materializar a essência de suas perspectivas de interação com o meio ambiente e seu sentimento de pertencimento ao observar e viver na natureza. Uma comissão julgadora avaliará os trabalhos inscritos com base em critérios como habilidade técnica, criatividade, originalidade e pertinência ao tema.

No ano passado, foram avaliados 170 trabalhos inscritos. Na categoria Fotografia, a lente da consultora ambiental Jessiane Nogueira, focada em mostrar que "A beleza da natureza está nos detalhes", rendeu-lhe o primeiro lugar. Na categoria I de Desenho, o primeiro lugar foi conquistado por Alice Fonseca, de seis anos, cuja imaginação revelou uma pintura em aquarela de um boto cor-de-rosa. Na categoria Desenho II, o primeiro lugar ficou com Natália Sampaio, de 14 anos, que cresceu na comunidade do Ajudante e capturou a exuberância de uma castanheira que sempre admirou a caminho do bairro de Porto Trombetas.

Este ano, a meta é atingir um público ainda maior. “O concurso tem sido um sucesso ao longo dos anos e, em sua quarta edição, estamos muito otimistas de que teremos um maior número de inscrições, em parceria com as escolas, com mais crianças, adolescentes e adultos representando a história sustentável que estamos escrever na região por meio de desenhos ou fotografias", enfatiza a analista de comunicação Loyana Demétrio.

O Concurso Cultural também serve como consolidação humanizada e estratégica das ações socioambientais desenvolvidas pela MRN. Karen Gatti, gerente geral de comunicação da empresa, relembra com carinho a jornada da iniciativa quando, no auge da pandemia, em 2020, foi recebida a sugestão de organizar um concurso para a Semana Mundial do Meio Ambiente.

"Faltava apenas uma semana para o dia 6 de junho, então remarcamos para coincidir com o aniversário da empresa. O concurso foi um grande sucesso. E a partir de 2021 conseguimos trazer de volta para o mês correto. Tornou-se o queridinho das equipes de Comunicação, Meio Ambiente e Relações Comunitárias. É um concurso que nasceu online e agora aquece o coração de Porto Trombetas, comunidades vizinhas e municípios. É uma excelente oportunidade para revelar talentos que estão ligados ao sentimento de proteger natureza."

Após o concurso, os desenhos e fotografias apresentados serão apresentados em conteúdo desenvolvido pela MRN. "Ter a visão das pessoas de como elas veem a região onde estamos, retratado por meio da arte, é muito enriquecedor. Por isso temos muito cuidado em valorizar essas obras por meio de nossas iniciativas, seja em agendas, cadernos ou no Relatório de Sustentabilidade", enfatiza o executivo.

Comunicar erro
PLAY
PLAY 2

Comentários

DOE SANGUE