Mineração Rio Norte (MRN) prorroga prazo para inscrições no Concurso Cultural "Orgulho de Crescer com a Natureza à nossa volta"

O resultado será divulgado no dia 24 de julho.

Por Pablo Vastei em 29/06/2023 às 09:22:38

Foto: Divulgação/MRN

A Mineração Rio Norte (MRN) anunciou a prorrogação do prazo de inscrições para a 4ª edição do Concurso Cultural "Orgulho de Crescer com a Natureza à nossa volta". Os interessados terão agora até a próxima segunda-feira (3) para se inscrever, ampliando a oportunidade de participação. Inicialmente, o prazo encerraria na terça-feira (27). O concurso, promovido pela MRN, tem como objetivo incentivar a interação com o meio ambiente e está aberto a crianças, jovens e adultos dos municípios de Oriximiná, Faro e Terra Santa, no oeste do Pará. O resultado será divulgado no dia 24 de julho.

"Adoramos o mês de junho. É um mês cultural e que fala de sustentabilidade, reunindo festas juninas, discussões sobre o meio ambiente e as escolas somam a atenção a isso, com o encerramento do semestre. Por isso, acreditamos que ampliar o prazo vai possibilitar que os estudantes e suas famílias consigam se inspirar, enviando seus desenhos e fotografias para participar", explica a coordenadora do concurso, Loyana Demétrio.

O concurso propõe aos participantes a materialização de suas perspectivas de interação com o meio ambiente, seja através de desenhos em aquarelas sobre papel ou fotografias. Os trabalhos serão avaliados por uma comissão julgadora, considerando critérios como capacidade técnica, criatividade, originalidade e relevância do tema. As peças selecionadas serão utilizadas em materiais desenvolvidos pela MRN.

"É uma forma de materializarmos o olhar das pessoas sobre como elas enxergam a região que é rica em cores, formas e sabores", ressalta a gerente geral de Comunicação, Karen Gatti.

Ana Cecília Carvalho, uma estudante de 11 anos, se encantou ao avistar um tucano em uma das árvores do distrito de Porto Trombetas, em Oriximiná, e decidiu expressar seu vislumbre pela natureza no Concurso Cultural. "Logo que cheguei aqui pela primeira vez, eu estava caminhando, me deparei com esse tucano e fiquei muito encantada. Quando soube que podíamos enviar desenhos para o concurso, foi a primeira coisa que lembrei", conta Ana Cecília. Ela se emocionou ao ver seu desenho estampado em capas de agendas e calendários da MRN. "Foi uma felicidade e foi muito além do que eu imaginava. Eu chorei porque fiquei muito feliz. Para mim, a natureza é algo que precisamos preservar porque é ela que nos permite viver", pontua.

Ariane Carvalho, assistente social e mãe de Ana Cecília, valoriza o trabalho da filha e sempre incentiva uma perspectiva sustentável no dia a dia da família. "Eu estava no trabalho quando a empresa recebeu os calendários deste ano. Quando eu folheei e me deparei com o desenho da Cecília, fiquei tão contente que sugeri a todos usarem o calendário: 'esse desenho aqui é da minha filha, valorizem o trabalho dela'", relata Ariane. Ela ressalta a importância de escolhas e hábitos que causem o mínimo impacto ao meio ambiente e deseja que seus filhos tenham um olhar voltado para a preservação da Amazônia. "O nosso futuro depende de nossos hábitos e escolhas. Precisamos optar por aquilo que tenha o mínimo de impacto ao meio ambiente. Por isso, quero que meus filhos tenham esse olhar para a Amazônia", finaliza.

Fique atento(a) ao regulamento e saiba como participar:

Desenho

Estudantes que residam em Porto Trombetas, Oriximiná, Faro, Terra Santa e comunidades quilombolas e ribeirinhas que têm interface com o empreendimento.

Categoria 1:

• Crianças de 3 a 7 anos de idade, matriculadas no Ensino Infantil.

Categoria 2:

• Alunos(as) de 8 a 17 anos de idade, matriculados(as) nos Ensinos Fundamental e Médio.

Fotografia (Categoria única):

1) Universitários(as) beneficiados(as) por bolsas estudantis cedidas pela MRN;

2) Empregados(as) próprios ou de contratadas da MRN;

3) Pessoas com mais de 18 anos que residam em Porto Trombetas, Oriximiná, Faro, Terra Santa e comunidades quilombolas e ribeirinhas que têm interface com o empreendimento.

Comunicar erro
PLAY
PLAY 2

Comentários

DOE SANGUE