Uma ação conjunta liderada pela Polícia Civil do Pará, por meio da Delegacia de Ulianópolis, Superintendência de Paragominas, Núcleo de Apoio à Investigação (NAI) Paragominas, Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM) Paragominas, Delegacia de Homicídios de Paragominas e Delegacia de Dom Eliseu, em conjunto com a Polícia Militar, resultou na prisão em flagrante de nove suspeitos.
Durante a operação, que recebeu o nome de "Resposta" e ocorreu nos últimos dias 27 e 28 de junho, foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão. Três adolescentes foram apreendidos e uma grande quantidade de armas de fogo, munições e drogas, incluindo maconha, crack e cocaína, foram encontradas.
O objetivo da operação foi combater o tráfico de drogas, extorsão e roubos cometidos na cidade de Ulianópolis por organizações criminosas.
De acordo com o delegado Cristiano Nascimento, Superintendente da Região, a denúncia recebida indicava que membros de uma facção criminosa estavam extorquindo comerciantes na cidade de Ulianópolis. Em resposta a essas atividades delituosas, equipes da Polícia Civil e da Polícia Militar organizaram a operação, que resultou na apreensão de entorpecentes, armas e na prisão de várias pessoas. O delegado ressaltou que, caso a facção volte a agir na região, a polícia dará uma nova resposta a essas ações criminosas.
As ações policiais foram realizadas tanto na zona rural quanto na zona urbana de Ulianópolis. Durante a operação, foram recuperados bens de algumas vítimas, incluindo uma caminhonete e um aparelho de TV que haviam sido roubados por seis indivíduos encapuzados, portando armas longas, pistolas, revólveres e uma grande quantidade de munições. Os criminosos invadiram uma residência pela cozinha e realizaram o roubo. No mesmo dia, eles também conseguiram obter uma grande quantia em dinheiro por meio de uma transação bancária e levaram outros objetos da casa.
Walter Resende, delegado-geral da Polícia Civil do Pará, informou que, graças ao trabalho de investigação e ao uso de recursos de inteligência policial, foi possível avançar na identificação dos suspeitos e agilizar os inquéritos. Com as prisões e apreensões realizadas, as autoridades continuarão com diligências adicionais para localizar e prender outros envolvidos.