Órgãos de segurança apreendem 13 tabletes de drogas avaliadas em quase R$ 400 mil no PA

A apreensão ocorreu no âmbito da "Operação Verão 2023", após denúncia anônima recebida pela Polícia Civil.

Por Pablo Vastei em 03/07/2023 às 07:48:55

Foto: Divulgação/Polícia Civil

O aumento das fiscalizações fluviais aliadas a denúncias anônimas da população permitiram que as autoridades apreendessem entorpecentes na malha fluvial noite do último sábado (01). Desta vez, a equipe policial que atuava na Base do Rio "Antônio Lemos" apreendeu 13 maços de Skunk no valor aproximado de R$ 390 mil. A droga foi descoberta no porão da embarcação “Amazon Star” na Baía de Marapatá, próximo ao município de Abaetetuba. O navio havia saído de Manaus com destino à capital do estado, Belém.

A apreensão ocorreu no âmbito da “Operação Verão 2023” após denúncia anônima recebida pela Polícia Civil, por meio da Delegacia de Polícia do Interior, que repassou a informação à equipe do Batalhão de Ação Canina (BAC) estacionada na embarcação, onde os entorpecentes suspeitos de terem sido localizados. De imediato, os policiais, acompanhados de cão farejador, iniciaram as buscas e encontraram a droga armazenada no porão do navio, disfarçada de pacote ainda em Manaus.

As ações ostensivas e repressivas na malha fluvial têm contribuído cada vez mais para a retirada das drogas de circulação, como destaca Ualame Machado, secretário de Segurança Pública e Defesa Social.

“As nossas equipas, em conjunto, têm realizado operações diárias de combate a este e outros tipos de crimes nos rios, que servem de rota para criminosos. identificados, assim como nos principais portos da capital e do interior do estado, para garantir o combate aos crimes, a identificação dos responsáveis ""e, principalmente, a preservação de vidas e a segurança da população que utiliza essas áreas para fins de lazer", afirmou o secretário.

Segundo dados da operação conjunta realizada pelas equipes da Base do Rio "Antônio Lemos", de março deste ano até a última apreensão de ontem, foram realizadas nove apreensões de drogas, totalizando mais de 85 kg de entorpecentes apreendidos em embarcações na região de Breves e agora, esta última perto de Abaetetuba.

Segundo o chefe da Unidade Fluvial, delegado Arthur Braga, o sucesso dessas apreensões foi possível graças à integração das forças de segurança.

"A integração e a troca de informações têm sido fundamentais para o sucesso dessas operações, como esta em que a Polícia Civil recebeu a denúncia e imediatamente repassou para a equipe de base, que realizou a prisão. Estamos reforçando ainda mais nossas ações neste mês, principalmente nos portos, para reduzir ainda mais esse tipo de crime e garantir a segurança de todos", afirmou o Comissário da Unidade Fluvial.

O material ilícito apreendido foi encaminhado à Delegacia de Polícia Fluvial (DPFLU) de Belém para os procedimentos cabíveis, onde foi instaurada investigação para identificar e prender o responsável pelo embarque da droga.

Comunicar erro
PLAY
PLAY 2

ComentĂĄrios

DOE SANGUE