O Centro de Atendimento Social (CAS/CAEC) comemorou na última quinta-feira (29), 16 anos de prestação de serviços à comunidade em Santarém, localizado na região oeste do Pará. A celebração do aniversário foi significativa, pois o número de atendimentos aumentou de 810 mil para 856 mil em um ano.
O CAS/CAEC é um equipamento público responsável pela gestão do Cadastro Único (CadÚnico) e está vinculado à gestão do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), sob a administração da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras). Seu principal objetivo é atender ao público-alvo do CadÚnico e fornecer outros serviços sociais e de cidadania.
O centro também conta com o apoio e parcerias de órgãos governamentais municipais e estaduais, além de instituições federais, incluindo a Secretaria Municipal de Trânsito (SMT), Polícia Civil, Centro de Trabalho e Previdência Social (CTPS) para emissão de carteiras de trabalho, Núcleo de Trabalho, Emprego e Renda (NTER) e Acessuas Trabalho.
O CAS/CAEC oferece uma variedade de serviços, incluindo emissão de documentos de Registro Geral (RG), carteiras de trabalho digital, carteiras de identificação interestadual para idosos, carteiras de identificação para autistas, cadastro no CadÚnico (inclusão, recadastro e transferência), assistência social, passe livre municipal e atendimento da Caixa Econômica Federal.
De acordo com dados do relatório de Programas e Ações do Ministério da Cidadania, Santarém atualmente possui 98.345 famílias cadastradas no CadÚnico, sendo que 46.492 famílias são beneficiárias do Programa Bolsa Família, uma iniciativa federal de transferência de renda.
Vilani de Sousa, moradora do bairro Floresta, aproveitou a celebração do aniversário para buscar atendimento. "Vim atualizar meu cadastro no CadÚnico. Acho esse lugar maravilhoso."
"Foi mais um ano de muito trabalho, e enfatizamos que não fazemos isso sozinhos. Gostaria de agradecer a toda a nossa equipe e aos serviços que nos acompanham diariamente para oferecer a melhor assistência possível à população", disse a coordenadora do CAS/CAEC, Marcélia Guimarães.
"Cada vez mais pessoas estão buscando nossos serviços. Neste espaço, oferecemos muitos serviços importantes, e estamos gratos por comemorar com resultados significativos. Prestamos quase 50.000 atendimentos em apenas um ano", observou a secretária municipal de trabalho e assistência social, Celsa Brito.
Representando o prefeito Nélio Aguiar, o Chefe de Gabinete, Paulo Jesus, parabenizou os funcionários que trabalham diligentemente para oferecer um serviço de qualidade a todos. "Este equipamento municipal é muito importante, e parabenizamos a todos pelo trabalho realizado em benefício da população. Muitos serviços já foram prestados neste local, e, sem dúvida, continuaremos a expandir e atender a população da melhor maneira possível, sempre buscando resolver suas demandas", destacou Paulo.