Em uma ação de fiscalização, a Primeira Companhia Independente de Polícia Ambiental (1ª CIPamb) realizou a apreensão de aproximadamente 20 metros cúbicos de madeira em tora da espécie Castanheira em uma área rural do município de Mojuí dos Campos, Região Metropolitana de Santarém. A descoberta ocorreu em um ramal próximo à comunidade Xavier, após denúncias da população local.
Uma guarnição da Polícia Ambiental se deslocou até a comunidade de Moju para verificar a situação de uma madeira que havia sido apreendida em uma missão anterior. No entanto, ao chegar ao local, constatou-se que indivíduos desconhecidos haviam removido a maior parte da madeira e desmontado a serra utilizada para o corte.
Segundo a polícia, durante o retorno, a guarnição foi abordada por populares que relataram a instalação recente de uma serraria clandestina em um ramal na comunidade Xavier. Os policiais ambientais seguiram a denúncia e constataram a veracidade da informação. No local, encontraram uma serra em pleno funcionamento, bem como cerca de 20 metros cúbicos de madeira em tora.
Todo o material ilegal foi prontamente apreendido pela equipe da 1ª CIPamb, visando combater o desmatamento e a extração ilegal de madeira na região.