Hospital Regional adota hipofracionamento para reduzir tempo de radioterapia em Santarém, no PA

A técnica permite aumentar dose diária de radiação e reduzir o número total de sessões, de forma segura e eficiente para o paciente.

Por Pablo Vastei em 27/07/2023 às 08:13:38

Foto: Divulgação/HRBA

Com toques no "Sino da Vitória", aplausos e muita comemoração, Josiane Bagata dos Santos, de 41 anos, paciente oncológica do Hospital Regional do Baixo Amazonas Dr. Waldemar Penna (HRBA), em Santarém, oeste do Pará, celebrou o término de mais uma etapa de sua luta contra o câncer de mama.

Há cerca de um ano, a estoquista começou a ser atendida no HRBA, unidade de saúde do Governo do Pará, administrada pelo Instituto Social Mais Saúde. Ao longo desse período, ela passou por cirurgia, sessões de quimioterapia e de radioterapia. Agora, Josiane continuará sendo acompanhada pelos profissionais do hospital.

"Eu sempre fui bem atendida, bem assistida aqui. Foi tudo ótimo. A sensação é de alívio e felicidade. Eu só tenho a agradecer a Deus e a esse povo aqui do hospital que nos dá todo o apoio. Para mim, só felicidade e é mais uma vitória", contou emocionada a paciente, que tocou o "Sino da Vitória" ao final de sua última sessão de radioterapia.

A técnica de tratamento utilizada para Josiane foi o hipofracionamento, uma abordagem inovadora que consiste em reduzir o número de aplicações e aumentar as frações de radiação por sessão, mantendo a segurança e a eficiência do procedimento. Esse método permitiu que os pacientes passem menos tempo realizando as sessões, mantendo resultados equivalentes ao método convencional.

"A aplicação do hipofracionamento é um avanço mundial, presente nos principais centros de saúde do Brasil. Essa técnica nos permite entregar a dose de radiação em um espaço menor de tempo, sem perda de benefício no resultado final das sessões. É uma iniciativa que beneficia mais pessoas e contribui para o controle da doença", explicou a radio-oncologista Patrícia Mineiro, responsável técnica do setor de radioterapia do HRBA.

A implantação do hipofracionamento na radioterapia no HRBA foi possível graças ao incentivo do hospital na educação continuada do corpo clínico da radioterapia. Os profissionais participaram de cursos e workshops nacionais sobre a técnica, adaptando-a à realidade da unidade para proporcionar maiores benefícios aos pacientes. Atualmente, o hospital realiza sessões de radioterapia com hipofracionamento em casos de câncer de mama, próstata e pele.

"O Regional de Santarém, conhecido como UNACON, é referência em alta complexidade em Oncologia, oferecendo assistência integral e especializada aos pacientes com câncer. Além da radioterapia, o hospital disponibiliza consultas, cirurgias, sessões de quimioterapia e exames importantes para o diagnóstico e tratamento da doença", ressaltou Rodrigo Vieira, diretor-geral do HRBA.

O hipofracionamento na radioterapia é um exemplo desses esforços, proporcionando aos pacientes uma redução no tempo de tratamento, sem comprometer a eficácia do mesmo. A unidade continua empenhada em oferecer a melhor assistência aos pacientes oncológicos da região oeste do Pará, beneficiando uma população de 1,4 milhão de pessoas residentes em 30 municípios.

Comunicar erro
PLAY
PLAY 2

Comentários

DOE SANGUE