A Prefeitura de Santarém deu início ao planejamento para o Carnaval 2024 em uma reunião realizada nesta quinta-feira (11). O encontro contou com a presença do poder público, representantes da Liga Independente de Blocos de Empolgação (Libes), blocos de bairros, instituições e a iniciativa pública.
A proposta discutida abrange a realização da festa não apenas na área urbana, mas também no distrito de Alter do Chão. O primeiro "grito" do carnaval está previsto para 3 de fevereiro, na orla da cidade, organizado pela Libes. Outros eventos em bairros e comunidades também estão programados.
Na área urbana, a folia será na Praça de Eventos entre os dias 10 e 13 de fevereiro, enquanto em Alter do Chão, a festa ocorrerá nos dias 11 e 12 de fevereiro, com destaque para o mela-mela no Lago dos Botos. Uma novidade para este ano será a mudança do tradicional carnaval cara-limpa para o "Carnarimbó", atendendo ao pedido dos comunitários, mas sem a utilização de amido de milho.
O secretário de cultura de Santarém, Adson Tertulino, destacou a importância dos diálogos para a realização e apoio à cultura carnavalesca. "Vamos fomentar a cultura, apoiando a Libes, com a realização do arrastão do Carnaval e dos carnavais nos bairros. Neste, o movimento já existe e cresce tanto na área urbana quanto nas comunidades."
Ediney Vasconcelos da Libes expressou sua satisfação com a reunião, destacando a abertura do secretário para ouvir e avançar na realização do carnaval familiar no município. "A nossa entidade sente-se contemplada nesta reunião, foi positiva, principalmente, pelo secretário abrir o espaço para nos ouvir e avançarmos para juntos realizarmos o retorno o carnaval familiar com grande abrangência em nosso município."
Rodrigo Sena, presidente do bloco Traíra da comunidade Miritituba, elogiou o formato da cultura carnavalesca nos bairros e comunidades, ressaltando as peculiaridades de cada região do município. "Fico muito satisfeito por esse chamado. Conseguimos o apoio do governo para a tradição das festas oficiais e nos bairros, assim como em nossa comunidade, há muita peculiaridade em cada parte do município, e ganha mais potência e abrangência em nossa cultura carnavalesca que é diferenciada."
A reunião contou também com a participação de representantes do Conselho Municipal de Cultura (CMC), Blocos da Pulga, Carnavelhinho e Curumim Folia do Serviço Social do Comércio (Sesc), e CTA/SAE da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).
A programação oficial para os dias de folia em Santarém ainda não foi divulgada.