O prefeito Nélio Aguiar oficializou, por meio da sanção da Lei nº 22.063, um passo significativo para o município de Santarém: a criação do Distrito de Corta-Corda. A legislação, publicada recentemente, entrará em vigor imediatamente, com seus efeitos administrativos programados para começar a partir de 1º de fevereiro de 2025.
Situado na Rodovia PA 370, na região da Curuá-Una, a cerca de 95 km da zona urbana, o distrito terá como sede a localidade de Corta-Corda. Composto por aproximadamente 18 comunidades, abrangendo 700 famílias, a base administrativa será posteriormente definida, ficando a critério do Executivo.
Conforme estipulado pela nova legislação, as comunidades que comporão o Distrito de Corta-Corda incluem Curuatinga, Nova Conquista do Chapadão, Lagoa Azul, São Francisco da Água Azul, Cícero Mendes, Enseada do Corta Corda, Novo Horizonte, Bela Vista, Bom Futuro, Água Azul, Arara Azul, Santa Maria, Monte Moreá, Nova Vida, Bela Vista, Renascer, Terra Nova, São Pedro, entre outras de menor porte.
"Um marco histórico para as comunidades do Corta-Corda que, agora com a transformação da região em distrito, terão inúmeros benefícios, principalmente no que diz respeito à implementação de políticas públicas, nas áreas de saúde, educação, infraestrutura das estradas vicinais, pontes, entre outras", destacou o prefeito Nélio Aguiar.