Maria das Dores Marques, 67 anos, natural de Itaituba, no sudoeste paraense, estĂĄ em tratamento oncológico no Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém, no oeste do ParĂĄ. No primeiro dia de quimioterapia, a paciente Maria participou de uma sessão de cinema especial e elogiou a iniciativa. "Vi um pouquinho do filme e achei bom. É importante para a gente se entreter", compartilhou Maria. O Cine Oncoterapia "Encontro de ResiliĂȘncia", liderado pelos psicólogos do HRBA, planeja realizar sessões de cinema motivacional na terceira sexta-feira de cada mĂȘs, buscando tornar o processo de quimioterapia mais leve e proporcionar bem-estar aos pacientes.
A psicóloga da quimioterapia do HRBA, Lígia Carla Sales, explicou: "Queremos tornar esse processo de quimioterapia mais leve, minimizando os impactos psíquicos causados pelo tratamento e diagnóstico, promovendo o bem-estar dos pacientes. Fazemos tudo para tornar esse momento menos impactante." O primeiro filme escolhido foi "À Procura da Felicidade" (2006), do diretor Gabriele Muccino. A sessão foi acompanhada de pipoca, suco e frutas para o público.
O HRBA, referĂȘncia em oncologia, é habilitado para alta complexidade em Oncologia, recebendo a nomenclatura Unacon. O hospital oferece assistĂȘncia geral, especializada e integral ao paciente com câncer, abrangendo diagnóstico, tratamento, consultas, cirurgias, sessões de quimioterapia e radioterapia, além de exames como mamografia, ultrassonografia e ressonância magnética.
Gean Francisco Cercal, diretor-geral do HRBA, destacou a importância da humanização no tratamento oncológico: "Buscamos mais do que simplesmente ofertar um tratamento. Prezamos por uma assistĂȘncia de excelĂȘncia, que é o que torna o HRBA uma referĂȘncia na oncologia. Queremos que o serviço seja completo, de qualidade e humanizado, priorizando sempre o bem-estar dos nossos usuĂĄrios. Por isso, trazer filmes motivacionais com toda a ambientação de uma sala de cinema é importante, para quebrar um pouco da rotina de tratamento dentro do salão de quimioterapia. Nossos profissionais estão de parabéns por mais essa iniciativa."