A história de Ana Laura, uma menina de 8 anos, ilustra a importância de um diagnóstico precoce para um tratamento eficaz. Diagnosticada com pneumonia e derrame pleural, Ana Laura teve sua recuperação acelerada graças à rápida intervenção médica e ao uso de exames de tomografia computadorizada. Ela faz parte das 2.226 pessoas que precisaram desse exame no Hospital Municipal de Santarém (HMS) entre dezembro de 2023 e abril de 2024.
Desde a inauguração do tomógrafo, em fevereiro de 2021, o HMS já realizou mais de 20 mil exames de tomografia, destacando a importância desse equipamento para a comunidade de Santarém e regiões vizinhas.
Rafaelly Nascimento de Almeida, mãe de Ana Laura, falou sobre a importância do exame para o diagnóstico preciso da filha. "Ela chegou na UPA muito debilitada, sem apetite e com febre alta. Felizmente, foi transferida rapidamente para o hospital municipal, onde recebeu tratamento adequado e já está melhorando. Sou muito grata à equipe, que foi extremamente atenciosa e acolhedora. Hoje, ela está fazendo uma tomografia para ajudar no seu tratamento", relatou Rafaelly.
Outra paciente, Elenez dos Santos, deu entrada no hospital com fortes dores abdominais e foi diagnosticada com pedras na vesícula. Durante sua internação, um exame de tomografia revelou também uma inflamação no apêndice. Para ele, a importância do exame para o diagnóstico completo foi fundamental. "Foi de extrema relevância, porque não tinha como saber também quantas pedras tinham. Além disso, não teria descoberto o outro problema no apêndice", enfatizou.
A presidente do Comitê Gestor do HMS e UPA, Layanna Calderaro, destacou a relevância do equipamento para a unidade de saúde. "Nosso tomógrafo é fundamental para apoiar uma ampla gama de diagnósticos. Em pouco mais de três anos, já realizamos mais de 20 mil exames, proporcionando diagnósticos precisos e contribuindo significativamente para a saúde dos nossos pacientes", afirmou Layanna.