Governo do Pará decreta situação de emergência devido à estiagem e queimadas

Medida abrange todo o estado e inclui mobilização de órgãos públicos e voluntários para combate a incêndios e mitigação dos efeitos da seca.

Por Redação/Portal do Tapajós em 17/09/2024 às 20:58:54

Foto: Reprodução/Agência Pará

O governador do Pará, Helder Barbalho, decretou nesta terça-feira (17) situação de emergência ambiental em todo o estado, em resposta ao agravamento das queimadas e à intensificação da estiagem que atinge diversas regiões. A medida foi tomada devido à prolongada seca que tem causado a diminuição dos níveis de água em reservatórios, rios e aquíferos, afetando diretamente a agricultura, a pecuária, o abastecimento de água potável e outras atividades econômicas essenciais.

O decreto classifica o estado de emergência como nível 2 e abrange todo o território paraense, considerando também os incêndios florestais em áreas de proteção ambiental, parques e áreas de preservação permanente, além de áreas não protegidas, com impactos significativos na qualidade do ar.

Para enfrentar a situação, o governo estadual autorizou a mobilização de todos os órgãos públicos, sob a coordenação da Defesa Civil do Pará, a fim de executar ações emergenciais de combate aos incêndios e recuperação das áreas afetadas. Além disso, o decreto prevê a convocação de voluntários para apoiar os esforços de resposta, respeitando os protocolos de segurança e saúde.

O governador também anunciou um plano emergencial integrado, envolvendo diversas secretarias e órgãos estaduais, para coordenar ações de resposta e mitigar os efeitos da estiagem e das queimadas no estado.

Comunicar erro
PLAY
PLAY 2

Comentários

DOE SANGUE