Nesta quarta-feira, 21 de abril, é comemorado o Dia de Tiradentes. A data é considerada um feriado nacional no Brasil. Por isso, lojas, repartições públicas e comércio terão o horário de funcionamento alterados em Santarém, oeste do Pará. As agencias bancarias e agências dos Correios não abrem.
A data em homenagem a Joaquim José da Silva Xavier, que se tornou mártir da Inconfidência Mineira após ser assassinado, no século XVIII.
Confira o horário de funcionamento nesta quarta-feira (21):
Comércio:
Segundo o Sindicato do Comercio Lojista do Baixo Amazonas (Sindilojas), as lojas do Centro Comercial de Santarém devem funcionar em horário especial nesta quarta-feira (21), abrindo das 9h às 15h.
Bancos:
As agências bancárias não funcionam neste feriado de Tiradentes. Os bancos voltam a funcionar normalmente na quinta-feira (22).
Shoppings:
· O Shopping Paraiso – na Mendonça Furtado: Lojas e quiosque funcionam de 14h às 20h; a praça de alimentação funciona de 12h às 20h.
· O Shopping Rio Tapajós – na Fernando Guilhon: Lojas e quiosque funcionam de 16h às 22h; a praça de alimentação funciona de 12h às 22h.
Estação Cidadania:
Não funciona nesta quarta.
Supermercados:
Os supermercados da cidade funcionaram de acordo com cada estabelecimento.
Feiras e mercados:
As feiras e mercados do município funcionam de 5h às 12h neste feriado.
Unidades de saúde:
Não haverá atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), com exceção daquelas que funcionam 24h. A Unidade de Pronto Atendimento (UPA-24h) funciona normalmente nesta quarta-feira.
O Hospital Municipal de Santarém também funciona normalmente neste feriado.
Hemopa
Todas as unidades de coleta de sangue do Pará estarão fechadas ao público. Apenas a atividade transfusional, que é ininterrupta, funcionará em serviço de escala.
As atividades serão normalizadas na quinta-feira (22). Em Belém, a sede e a unidade Castanheira funcionam de 7h30 às 17h e, as unidades de Abaetetuba, Altamira, Castanhal, Capanema, Marabá, Redenção, Santarém e Tucuruí, fazem coleta de 7h30 às 12h30.
Cosanpa:
Lojas de atendimento ao cliente estarão fechadas, mas o atendimento on-line e por telefone será mantido.