Em áudio enviado na noite da última segunda-feira (12) às unidades penitenciárias do Pará, o secretário de Administração Penitenciária (Seap), Jarbas Vasconcelos, emite um alerta diante da onda de ataques a agentes de segurança registrada na Região Metropolitana de Belém.
No áudio, o secretário da Seap pede para que as muralhas das unidades penitenciárias tenham reforço na segurança.
"Eu queria pedir que vocês todos comunicassem esses fatos para supervisores, para diretores que estão nas unidades, especialmente em Americano e Marituba, que todos fiquem em alerta, que todas as muralhas possíveis fossem ocupadas (...) para que possamos defender de um eventual ataque a uma de nossa unidades", ele diz em trecho.
O secretário também pede que calma e atuação do Centro de Operações Policiais Especiais (Cope) para manter a segurança.
"Eu queria que todo mundo mantivesse a calma, a tranquilidade e a firmeza nesse momento, e pedir ao coronel Maués que faça chamada do Cope para que todos os integrantes do Cope se apresentem em Americano em até duas horas", afirma o secretário.
A onda de violência que atinge a região metropolitana de Belém já teve seis agentes como alvos; dois morreram. Os casos ocorreram em sequência, desde o sábado, em bairros de Belém, Ananindeua e Marituba.
O caso mais recente foi registrado no bairro do Telégrafo. Um policial penal teve a casa na mira de criminosos armados, que tentaram invadir a residência. Ele estava com o filho no imóvel e não ficaram feridos. Segundo a Polícia Civil, o agente e a família já estão em outro endereço. Até então, ninguém foi preso.
Fonte: Com informações do G1 PA