Pela primeira vez, desde o ano de 2010, o estado do Pará conseguiu reduzir para 153, os casos de Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs), durante o período de um mês. Os dados são referentes ao mês de julho de 2021 e foram divulgados em uma videoconfererência realizada nesta segunda-feira (2). Participaram dessa reunião, o governador do estado, Helder Barbalho, o secretário de segurança pública do Pará, Ualame Machado, o Comandante-Geral da Polícia Militar, Coronel Dílson Júnior e oficiais do Alto escalão da Polícia Militar no Pará.
Para ter uma clara percepção sobre a redução histórica do número de CVLIs em todo o estado, o mês de abril de 2018, por exemplo, registrou 414 casos e foi o pior durante todo o período (2010-2021). Dessa forma, ao compararmos os dados entre o pior e o melhor mês, temos uma redução de 63,04%.
Segundo o balanço apresentado, mesmo no ápice da pandemia de Covid-19, no ano de 2020, quando houve fiscalização das forças de segurança pública para evitar a aglomeração de pessoas, o mês de julho, que foi o registrou menor número de crimes violentos, conseguiu chegar a 169 registros, o mês de setembro teve 171 casos.
Os números alcançados no mês de julho superam em quase 5% os apresentados no último mês de abril, quando a Segup divulgou o balanço mensal contabilizando 161 mortes violentas em todo o estado.
O secretário de segurança pública do Perá, Ualame Machado, ressaltou que o número de roubos caiu de 400 para cerca de 200, diariamente. O titular da Segup também falou sobre a reforma do Instituto de Ensino de Segurança do Pará - Iesp, aquisição de armas de choque, do tipo 'taser' para os agentes de segurança pública e principalmente, sobre os avanços tecnológicos, com destaque para o uso de câmeras com inteligência artificial para garantir maior fiscalização e segurança para a população.