O resultado dos aprovados no Programa Social CNH Pai D’égua foi divulgado nesta sexta-feira (15) no site do Detran/PA. Além da primeira Habilitação nas categorias A ou B, os beneficiários do programa também puderam solicitar adição das categorias A ou B e mudança para a categoria D. A expectativa do governo é que o programa possa contribuir para que os candidatos selecionados possam se profissionalizar e melhorar a renda da família.
As inscrições ao Programa Social CNH Pai D’égua encerraram no final do mês de setembro com 133 mil inscritos. Criado pelo governo do Estado, por meio do Departamento de Trânsito do Estado (Detran), o programa é voltado para pessoas de baixa renda, com idade a partir de 18 anos, com o objetivo de oferecer de forma gratuita, o acesso à Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Ao todo, são ofertados 10 mil vagas para os candidatos inscritos.
De acordo com o Decreto Estadual 1817/2021, que criou o “CNH Pai D'égua”, as vagas são divididas entre CNH Metropolitana, que abrange os municípios de Belém, Ananindeua, Marituba, Benevides, Santa Bárbara e Santa Izabel do Pará; e "CNH Interior", que contempla os demais municípios do estado. No total de vagas, 10% são voltadas para o “CNH especial” para Pessoas com Deficiência (PdC), 30% para mulheres e 30% para jovens de 18 a 25 anos, que tenham concluído o ensino médio em escola pública.