A Secretaria de Mobilidade e Trânsito (SMT) de Santarém está dando continuidade ao projeto do Sistema Viário Binário no município, que consiste em transformar vias paralelas de mão dupla em ruas de sentido único. Nesta etapa duas vias receberam a mudança: Travessa Dom Amando e Travessa 15 de Agosto, que passam a ter sentido único a partir da avenida Borges Leal.
Na Travessa Dom Amando o sistema binário passou a funcionar no último dia 16 de dezembro, e a partir de então, é mão única no perímetro compreendido entre a Avenida Borges Leal e a Rua Afonso Pena. Já na Travessa 15 de agosto a mudança passa a valer a partir desta terça-feira (21). A via será mão única no trecho entre a Avenida Borges Leal e a Avenida Ismael Araujo. As adequações viárias incluem a implantação de sinalização horizontal e vertical.
A mudança visa garantir maior fluidez ao trânsito e promover mais segurança para veículos e pedestres em vias de trânsito intenso.
As mudanças no trânsito ocorrem em conformidade com o estudo de caso realizado pela Divisão de Engenharia de Tráfego da SMT que deve eliminar pontos de conflito com acidentes de trânsito.
“Essa intervenção vai dar mais segurança, pois alterar uma via no sentido de operação em mão única é um dos recursos de engenharia de tráfego para melhorar a fluidez no trânsito”, disse o Chefe da Divisão, Reinaldo Junior.
Para o secretário de Mobilidade e Trânsito, Paulo Jesus, o sistema binário vai ajudar na redução de acidentes de trânsito.
“O sistema binário além de garantir e aumentar a trafegabilidade, vai auxiliar na diminuição de acidentes, à exemplo de outras implantações que fizemos na cidade e surtiram efeito positivo, garantindo maior segurança viária não só para os condutores, mas também para os pedestres”, explicou o titular da SMT.