Foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) o edital para o preenchimento de 405 vagas para o cargo de Praça do Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBM). A execução do concurso faz parte do plano de melhorias na segurança pública, prioridade para atual gestão, que busca mecanismos para o fortalecimento da área, bem como o desenvolvimento do Estado.
As inscrições começaram na última quinta-feira (3) e seguem o dia 7 de abril e podem ser feitas no site da organizadora o instituto AOCP. A taxa de inscrição custa R$68,50.
As provas serão aplicadas de forma descentralizada, em Altamira, Belém, Itaituba, Marabá, Redenção e Santarém.
O concurso oferta 405 vagas, para o cargo de Praça do CBM. Todas as informações oficiais sobre o concurso serão divulgadas pelos canais de comunicação da Seplad.
“É com satisfação que publicamos o edital para o concurso dos bombeiros, pois uma das nossas prioridades é o avanço e reforço na segurança pública, para que a nossa população esteja cada vez mais bem assistida e assim gerar mais oportunidades na carreira pública” - ressaltou a titular da Seplad, Hana Ghassan.
Serão ofertadas ao todo 405 vagas, sendo 364 para os homens e 41 para as mulheres. Para concorrer a uma das vagas de Soldado, o candidato precisa de certificado ou atestado de conclusão do ensino médio e idade entre 18 e 30 anos.
Etapas
O concurso público do Corpo de Bombeiros do Pará vai contar com cinco etapas, são elas:
1ª Etapa – Prova de Conhecimentos, mediante a aplicação de prova objetiva, classificatório e eliminatório;
2ª Etapa – Exame de Avaliação Psicológica, de caráter eliminatório, compreendendo testes psicológicos (teste de personalidade, de inteligência e de habilidades específicas) e entrevista;
3ª Etapa – Exame de Avaliação de Saúde, de caráter eliminatório;
4ª Etapa – Teste de Avaliação Física, de caráter eliminatório;
5ª Etapa – Investigação dos Antecedentes Pessoais, de caráter eliminatório.
A prova objetiva será aplicada no dia 15 de maio de 2022. Para prosseguir para as demais etapas, o participante deverá obter, pelo menos, 50% do total de pontos, para ser considerado habilitado para prosseguir nas próximas etapas da seleção.
Para o exame de avaliação psicológica, por exemplo, serão convocados os classificados em posição até três vezes o número de vagas. Nessa fase o candidato será considerado indicado ou contraindicado de acordo com o perfil exigido para frequentar o curso de formação de praças.