Polícia Federal deflagra mais uma fase da Operação "Guardiões do Bioma" em Altamira, no PA

A ação da PF contou com apoio do Ibama e Ministério Público do Trabalho.

Por Pablo Vastei em 12/05/2022 às 12:30:39

Foto: Divulgação/Polícia Federal

A Polícia Federal em ação conjunta com o Ibama, Ministério do Trabalho, Ministério Público do Trabalho e Força Nacional, realizou no decorrer da semana uma série de ações no âmbito da Operação Guardiões do Bioma. Essas ações têm como objetivo prevenir e reprimir crimes contra o meio ambiente nos municípios que compõem a circunscrição de Altamira, sudoeste do Pará.

Segundo a Polícia Federal, no período de 9 a 11 de maio, foram realizadas fiscalizações em diversos municípios da região, considerados críticos em números de desmatamento. Como resultado das ações, foram apreendidos vários bens envolvidos em ilícitos, tais como: 2 caminhões, 1 trator, 09,9 m3 de madeira, 900 lts de óleo diesel e 1 Rádio satélite proibido, 1 arma de fogo (rifle).

Ainda de acordo com a PF, foram lavrados Autos de Infração ambiental e Termo de Embargo pelo IBAMA, bem como identificados 16 trabalhadores com direitos trabalhistas sonegados, sendo 1 menor de 18 anos em atividade proibida (que terá atenção especial).

Os prováveis responsáveis pelos ilícitos constatados foram intimados a comparecer na Delegacia de Polícia Federal em Altamira para serem ouvidos pela Autoridade Policial, pelo Procurador do Trabalho e pelos Auditores Fiscais do Trabalho e, conforme o caso, as diligências podem resultar em assinaturas de Termos de Ajuste de Conduta, ajuizamento de Ações Civis Públicas e lavratura de Autos de Infração, sem prejuízo do que se concluir no Inquérito Policial.

Comunicar erro
PLAY
PLAY 2

ComentĂĄrios

DOE SANGUE