Um ônibus que transportava uma delegação com cerca de 35 indígenas das regiões de Tapajós e Arapiuns tombou por volta de 00:40 desde domingo (19) na BR-163, na região de Itaúba, estado do Mato Grosso.
As lideranças de 14 povos indígenas, que fazem parte do Conselho Indígena Tapajós-Arapiuns (CITA), saíram de Brasília com destino ao município de Santarém, oeste do Pará. A previsão de chegada era a manhã de segunda-feira (20).
Segundo informações da Concessionária Via Brasil, que administra aquele trecho da rodovia federal, informou que uma pessoa teve ferimentos moderados, outras duas sofreram ferimentos leves e 32 saíram ilesas. Os feridos foram levados para hospitais nos municípios de Sinop (MT) e Anápolis (GO). Uma delas precisou passar por cirurgia de emergência.
De acordo com informações preliminares, o veículo teria sofrido uma pane na barra de direção quando passava por uma curva, foi quando o motorista perdeu o controle e tombou às margens da rodovia.
Pelas redes sociais o prefeito de Santarém, Nélio Aguiar, disse que está tomando todas as providências para o apoio à delegação e que já comunicou o Governador do Estado para transferências dos feridos para o Hospital Regional do Baixa Amazonas (HRBA), em Santarém.
Fui informado sobre o acidente ocorrido nesta madrugada com a delegação de indígenas do Tapajós e Arapiuns. Estamos tomando todas as providências para o apoio a delegação e já comunicamos o Gov. do Estado, através do Gov. Helder, para transferências dos feridos ao HRBA. +
— Nélio Aguiar (@nelioaguiarstm) February 19, 2023
Também por meio das Redes Sociais, Conselho Indígena Tapajós e Arapiuns (Cita), informou que delegação passa bem e que alguns tiveram escoriações leves e foram encaminhados ao hospital. O Cita pediu ainda ajuda para o transporte dos indígenas para Santarém. Saiba como ajudar.
O responsável pela empresa proprietária do ônibus, João Vitor Quaresma, informou que um outro veículo está seguindo para o local para fazer o transporte dos passageiros até Santarém. Ele disse ainda que o empresa é de Santarém e toda documentação do veículo está em dia.
A comitiva de lideranças do CITA esteve em Brasília articulando providências junto ao Governo Federal para garantir assistência aos indígenas e implantação de políticas públicas na região do Tapajós e Arapiuns.
Estamos nas Redes Sociais! Siga o Portal do Tapajós e fique atualizado com as notícias de Santarém e região. Twitter, Facebook e Instagram