Prefeito de Oriximiná decreta situação de calamidade pública após fortes chuvas no município

Uma cratera se abriu em uma das principais vias do município; outros pontos críticos foram registrados.

Por Pablo Vastei em 20/02/2023 às 07:41:41

Erosão no trecho da Marechal Castelo Branco com a Travessa da Conquista - (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

O prefeito de Oriximiná, Willian Fonseca, decretou situação de calamidade pública no município após as fortes chuvas que tem caído na região nos últimos dias. O anúncio foi feito neste domingo (19) em uma publicação nas redes sociais.

“Decretamos calamidade pública em razão das chuvas intensas e enviamos relatório para a Defesa Civil do Estado e Federal. Toda a ajuda é bem-vinda e enquanto não chega vamos fazendo o que está em nosso alcance.” – publicou.

O prefeito fazia vistoria em uma obra de emergência no trecho da Marechal Castelo Branco com a Travessa da Conquista, onde uma cratera se formou devido a força da água. Uma grande erosão aqui na rua havia se formado, já tínhamos interditado devido ao risco de desmoronamento, já tiramos uma família que morava aqui, e estamos fazendo um trabalho de contenção.” - informou.

Outros pontos críticos foram registrados no município, equipes da prefeitura estão finalizando os trabalhos no bairro São Lázaro, também afetado pelas chuvas.

Os registros de alagamentos e prejuízos provocados pelas fortes chuvas em municípios paraense, como Oriximiná, mobilizaram equipes do Corpo de Bombeiros Militar e Defesa Civil Estadual. No domingo (19), um sobrevoou foi realizado na área para levantamento preliminar dos impactos provocados pelas chuvas.

Pelas redes sociais, o governador Helder Barbalho se solidarizou com as famílias dos municípios atingidos e destacou o trabalho do estado para minimizar os danos.

"Nós já enviamos a Defesa Civil do Estado, coronel Jayme Benjó, comandante-geral dos Bombeiros, junto com todo o time da Defesa Civil, em deslocamento para as áreas atingidas, para que possamos dar o suporte às famílias e às prefeituras. Todos juntos vamos buscar diminuir o sofrimento e os impactos nos municípios." – informou o governador do Pará. 

Segundo o comandante-geral dos Bombeiros, coronel Jayme Benjó, após o levantamento preliminar feito pela equipe técnica do Corpo de Bombeiros de Santarém, a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil vai dar suporte para garantir assistência à população de toda a região atingida.

"Temos informações de que em Oriximiná alguns bairros estão tendo comprometimento da sua estrutura de solo por conta de erosão, em função do volume de água por conta das fortes chuvas. A partir desse levantamento da equipe da Defesa Civil, vai ser gerado um parecer técnico, que vai subsidiar as ações do Estado, através da Defesa Civil Nacional, com todo o aporte financeiro, no sentido de minimizar os impactos na população desses bairros que estão sendo atingidos no município e em toda a região." - informou o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar.

Uma comitiva estadual deve viajar nesta segunda-feira (20) para a região oeste do estado para acompanhar os trabalhos e determinar as ações de socorro e atendimento à população.

Juruti

No município de Juruti, oeste do estado, vários bairros foram afetados pelas fortes chuvas, entre os mais críticos estão: Nova Jerusalém, Bom Pastor, Nova Vitória e São Marcos. Casas foram inundadas pelas enxurradas e vários pontos de alagamentos foram registrados no fim de semana.

A Prefeitura de Juruti informou que a Defesa Civil do município, juntamente do Corpo de Bombeiros e os Órgãos de Assistência Social, está mapeando os locais e cadastrando as famílias. Anda no domingo foram entregues cestas de alimentação e kits de higiene e limpeza para as famílias mais afetadas.

Município de Jurutí após as fortes chuvas no fim de semana - (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

A Prefeitura disse ainda que o bairro Bom Pastor possui drenagem e pavimentação, e que o problema aconteceu devido ao lixo acumulado nas galerias e tubulações. Já os demais bairros são oriundos de ocupações e não possuem drenagem, porém, a prefeitura está dando suporte as famílias.

 

Estamos nas Redes Sociais! Siga o Portal do Tapajós e fique atualizado com as notícias de Santarém e região. Twitter, Facebook e Instagram

Comunicar erro
PLAY
PLAY 2

ComentĂĄrios

DOE SANGUE