A ONG ResistEnem está com inscrições abertas para o curso gratuito de preparação para o Enem 2023, voltado para estudantes em vulnerabilidade econômica. A ideia do projeto social é promover a democratização e a inclusão do ensino, garantindo oportunidades de acesso à educação para jovens de todo o país. As matrículas ficarão disponíveis até que todas as vagas sejam preenchidas.
O curso é destinado a pessoas que desejam a aprovação no Enem, oferecendo todo suporte para o estudo, como livros, artigos, videoaulas, apostilas, exercícios, mapa mental e, principalmente, o acesso a professores capacitados. Já as aulas serão realizadas de forma online, através do WhatsApp, e podem durar aproximadamente 12 meses, com interações constantes entre aluno e professor.
"O WhatsApp permite uma comunicação muito fácil e objetiva, por isso utilizamos a plataforma para que as dúvidas sejam solucionadas o mais rápido possível. Além disso, os alunos vão poder receber um suporte constante durante todo o processo de preparação para o Enem." - explica a Coordenadora do ResistEnem, Norah Costa.
Norah ainda conta que não há nenhuma restrição de idade ou localidade para quem está interessado em se inscrever. “Acreditamos que a educação é um direito fundamental para todos, independente de idade, situação socioeconômica ou localização geográfica. Nosso projeto tem o intuito de ajudar essas pessoas a conquistarem seus objetivos e transformarem suas vidas por meio do conhecimento e de uma formação acadêmica.” - enaltece.
Além das vagas para estudantes, o projeto também está recebendo inscrições para voluntários. Atualmente, a maior necessidade é preencher o quadro de professores e plantonistas - são aqueles que ficam disponíveis, em horários marcados, para atender os alunos. As áreas de português, matemática, história, biologia e inglês são as mais procuradas pelos alunos para sanar dúvidas.
“Sempre estamos à procura de mais professores voluntários, mas também buscamos profissionais de várias áreas para integrar a equipe de suporte. Hoje temos vagas para Comunicação, Programação, Gestão de Pessoas, Design, Psicologia e TI.” - revela Norah.
Até o momento, 78 inscrições de voluntários já foram recebidas. Para quem tem interesse, seja para estudar ou fazer parte da equipe de suporte, é possível realizar o cadastro através das plataformas Atados e LinkedIn, ou pelas redes sociais, como Instagram e Twitter do ResistEnem.
ResistEnem
A ONG ResistEnem é um projeto social que nasceu em meio ao cenário pandêmico de 2020. Na época, um grupo de voluntários se mobilizou para construir o projeto voluntário com o objetivo de estimular a democratização da educação gratuita por meio do aplicativo de mensagens WhatsApp. A ONG ajuda alunos vulneráveis economicamente a se prepararem para o Enem, oferecendo todo o suporte pedagógico personalizado e com uma metodologia inclusiva.