A Polícia Militar do Pará suspendeu as aulas do Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos (CAS) após 53 dos 94 alunos terem testado positivo para Covid-19 em Santarém, no oeste do Pará. As aulas iniciaram no dia 20 de setembro com a participação de policiais de municípios da região do Baixo Amazonas que integram o Comando de Policiamento Regional 1 (CPR-1). O curso tinha previsão de encerrar na próxima segunda-feira (18), mas com a suspensão no último dia 5 de outubro, o cronograma deve sofre alterações. Segundo a PM, as aulas foram suspensas por um período de 14 dias.
A Polícia Militar do Pará informou ainda que tem tomado todas as medidas necessárias para evitar novos casos da doença, e que técnicos da Vigilância Sanitária acompanham e dão suporte às ações preventivas.
Os testes da Covid-19 foram realizados pelo Laboratório de Biologia Molecular (Labimol) da Universidade Federal (Ufopa) que confirmou que dos 94 policiais testados, 53 foram confirmados. Os testes foram feitos no dia 5 de outubro após a maioria dos alunos do curso apresentar sintomas gripais.
Dois dos 53 PMs que testaram positivo para a doença buscaram, no último domingo (10), atendimento na Unidade de Pronto Atendimento 24h (UPA 24h) e devido ao quadro clínico, um foi encaminhado para o Hospital de Campanha de Santarém (HCS) e outro para o Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA).
Em nota, a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) informou que foi notificada e que acompanha o caso e as medidas de controle adotadas. De acordo com a Sespa, amostras de RT-PCR foram coletadas dos 53 casos positivos e encaminhadas ao Lacen-PA que enviará a laboratório de referência para sequenciamento e identificação de variantes. A maioria dos casos está assintomática.