Ibama conclui audiências

Encontros fora

Por Pablo Vastei em 27/05/2023 às 13:40:15

Elaynne Cristinny Aguiar, de 27 anos, acompanha a jornada de recuperação de sua filha Luísa, que nasceu prematura aos sete meses e está internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal do Hospital Regional do Baixo Amazonas Dr. Waldemar Penna (HRBA), em Santarém, no Oeste do Pará. Nesta quinta-feira (25), Elaynne teve a oportunidade de vivenciar momentos de descontração ao lado de outras mães e funcionárias do HRBA, ao participar de atividades do projeto Grupo Terapêutico.

Caption

 

Durante esses encontros, que acontecem a cada 15 dias na maloca do hospital, são promovidas oficinas e atividades para as mães que passam horas na unidade em decorrência do tratamento de seus filhos. Elaynne, por exemplo, aprendeu a pintar e confeccionar cadernos de anotação. Ela destaca a importância dessas atividades para distrair a mente das mães que muitas vezes estão preocupadas com seus filhos. Elaynne afirma: "Nesses momentos, a gente se distrai. Uma conversa; outra conta uma história. A gente faz essas confecções e a nossa mente vai se distraindo. É uma terapia."

O projeto Grupo Terapêutico é uma iniciativa dos setores Psicossocial e Humanização do hospital. A psicóloga da UTI Neonatal, Neidiane Costa, explica que as mães passam o dia inteiro no hospital e, muitas vezes, durante todo o período em que os bebês estão na UTI. O objetivo das atividades é oferecer um ambiente diferente do leito hospitalar, promovendo contato com a natureza e buscando reduzir o estresse, a angústia e o sofrimento psicológico dessas mães.

Comunicar erro
PLAY
PLAY 2

Comentários

DOE SANGUE